Cultura
O Núcleo de Ação Cultural da USCS estimula a prática de atividades culturais por parte dos estudantes, professores, funcionários e comunidade, com o propósito de ampliar o repertório cultural e formação de novas plateias.
Incentiva a produção cultural e contribui para a certificação da Universidade como centro de reflexão e produções culturais de qualidade.
Pesquisa atividades, hábitos e demandas culturais, apoia as iniciativas e projetos da Cia. Grite de Teatro, promove as ações do Grupo Vocal USCS, Oficinas de Voz e Violão, Saraus, Exposições de arte, e do Cine USCS, participa do Projeto Universidade Aberta e realiza anualmente o Seminário Universidade Cultura e Sociedade.
Estabelece convênios com entidades reconhecidas no meio cultural e atua na elaboração, aprovação e gestão de projetos de cultura.
Demais ações de Extensão
As ações de Extensão da USCS estão estruturadas em programas e projetos, que geram ações com a missão de interagir com os processos de ensino e de pesquisa e estabelecer uma relação de troca entre a universidade e outros setores sociais, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a superação de desigualdades sociais, possibilitando, ainda, a formação integral do nosso estudante, preparando-o para intervir na realidade em que vive.
Programas de Extensão:
1. Inclusão Social, Trabalho e renda. | Implementar projetos e ações para o desenvolvimento de novas competências a pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual ou mental; a pessoas de baixa renda, pessoas de baixa escolaridade e portadores de outras necessidades, visando sua integração social. |
2. Atenção à saúde e qualidade de vida |
Desenvolver e implementar projetos e ações assistenciais e educativas de caráter corretivo, preventivo e proativo, para melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas |
3. Comunicação para o ensino, pesquisa e extensão. |
Implementar projetos e ações educativas de disseminação da informação, do conhecimento e da pesquisa, por meio de veículos de comunicação escrita, rádio, televisão e outras mídias. |
4. Novas competências, ações empreendedoras e cidadania. |
Implementar projetos e ações para o desenvolvimento de novas competências, ações empreendedoras e senso de cidadania, no meio estudantil, por meio da empresa Junior, laboratórios de negócios, agências e núcleos experimentais, palestras, seminários, congressos, debates e outras ações e eventos. |
5. Cultura e Universidade. | Promover a produção e difusão cultural e artística, por meio de projetos e eventos e material educativo, em música, teatro, dança, fotografia, cinema, vídeo, letras e artes plásticas. |
6. Esporte, Lazer e Saúde. | Desenvolver e implementar projetos e ações de integração, do esporte e da educação física com atenção no lazer e na saúde. |
7. Meio ambiente e desenvolvimento urbano |
Implementar projetos e ações para capacitação, treinamento e desenvolvimento de processos e metodologias, dentro de uma compreensão global do conceito de meio ambiente, buscando proporcionar soluções e tratamento dos problemas das comunidades urbanas, para melhoria da qualidade de vida. |
8. Programa de Formação continuada. |
Contribuir com a formação dos egressos e outros representantes da comunidade, por meio de cursos de extensão. |
9. Universidade Sênior. | Propiciar condições de aprendizado e convivência a pessoas de idade superior a 50 anos. |
10. Apoio a Entidades Sociais. |
Contribuir para a melhoria das condições de funcionamento das entidades sociais atendidas e desenvolver senso de cidadania e responsabilidade social nos estudantes. |
11. Cooperação e relações Interinstitucionais. |
Articular e promover ações para incrementar a inter-relação entre a Universidade e a Comunidade local, regional, nacional ou internacional. |
12. ProEduc - Programa de Integração Univerdade/Educação Básica |
Consolidar-se como um programa de relacionamento permanente da Universidade com a Educação Básica e aperfeiçoamento das práticas educacionais. Sua premissa é a articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica garantindo o cumprimento do que determina a LDB. Integra, ainda, o aperfeiçoamento das práticas docentes no desenvolvimento dos conteúdos e da aprendizagem do publico alvo. |