Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Pós Stricto Sensu

Acervo de Trabalhos Finais - 2019


Autor(a) Airton Cruz Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO PARA OS GESTORES ESCOLARES
Resumo Esta pesquisa foi realizada com o objetivo precípuo de identificar as concepções de gestores escolares acerca dos desafios da implantação do Programa Ensino Integral (PEI) em uma escola pública estadual localizada na cidade de São Paulo. Para dar conta desse objetivo, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa por meio de duas técnicas de coleta de dados: a observação direta e a roda de conversa (RC) realizada com os seis gestores da escola (Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador Geral, Professores Coordenadores de Área). Os depoimentos dos gestores obtidos por meio da RC foram categorizados e interpretados na perspectiva da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados mostram que, neste caso em específico, os desafios para gestão de uma escola ingressante no PEI foram muitos, tanto a escola investigada quanto a Diretoria de Ensino da qual ela faz parte desconheciam a metodologia do PEI, pois foram as pioneiras no programa, não havendo, portanto, a replicabilidade da metodologia do PEI nessa escola. Outro aspecto mencionado pelos participantes da pesquisa, que também consistiu em desafios para a gestão escolar, é que, para eles, há uma discrepância muito grande entre o preconizado nas diretrizes do programa e a realidade escolar. Grosso modo, o primeiro ano da escola participante do PEI é caracterizado pela sobrevivência, o segundo pelo conhecimento e o terceiro pela consolidação da escola no programa. Pensando nos desafios enfrentados pela equipe gestora e pelo conjunto de professores integrantes da escola investigada, foi proposto um Plano de Ação com foco na implementação da metodologia do PEI.
Palavras-Chave Ensino de Tempo Integral. Formação de Gestores. Gestão da Educação. Gestão Escolar. Programa Ensino Integral.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Alessandra Ferreira de Brito
Orientador(a) Prof. Dr. Leandro Campi Prearo
Título COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE SÃO CAETANO DO SUL
Resumo A necessidade de dinamizar currículos, programas e ações pedagógicas se fundamentam pelas transformações sociais e econômicas ocorridas durante os tempos. Os debates atuais sobre o currículo escolar e as práticas educacionais, preconizam os desafios da contemporaneidade ou da história da Educação global que são: as necessidades dos envolvidos; os objetivos que fundamentam a educação; como ensinar; porque ensinar; para que ensinar; e para quem ensinar. Com base na contextualização apresentada, o presente estudo se propõe a responder: Existe relação entre as Competências Socioemocionais dos estudantes e seu desempenho em avaliações em larga escala? A pesquisa trata-se de estudo bibliográfico, com abordagem quantitativa, utilizando a técnica de análise de dados PLS – SEM ( Equações Estruturais Baseadas em Mínimos Quadrados Parciais) que permite relacionar os construtos das Competências Socioemocionais: Abertura a Novas Experiências, Consciosidade, Neurocentrismo, Amabilidade e Extroversão ao desempenho da população analisada de 9º ano da rede municipal de São Caetano do Sul na Prova São Caetano (PSC). Conclui- se que, os construtos que apresentam maiores cargas fatoriais no desempenho dos estudantes na PSC, são Abertura a Novas Experiências e Consciosidade. Nesta abordagem, o construto de Neurocentrismo apresentou cargas fatoriais representativas em relação ao baixo rendimento da população pesquisada. Contudo, as características de Extroversão e Amabilidade apresentaram fracas cargas fatoriais relacionadas ao desempenho dos estudantes. Portanto, sugerem – se estudos mais profundos, com pesquisas que relacionem Amabilidade e Extroversão, a qualidade de vida dos estudantes no ambiente escolar e ao longo da vida, como apresentado nas literaturas nacionais e internacionais que constituíram a pesquisa. Para tanto, a sugestão do produto resultante do presente trabalho de pesquisa é a criação de uma política pública municipal que mobilize intervenções curriculares e por meio de projetos que contemplem o desenvolvimento das Competências Socioemocionais desde a inserção escolar, com o objetivo de atender políticas educacionais de âmbito nacional, como a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases) que em sua redação normatiza as diretrizes de uma educação que atenda as relações de equidade cognitiva, afetiva, social, econômica e cultural.
Palavras-Chave Competências Socioemocionais. Desempenho de Estudantes. Prova São Caetano.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Alex Moura Sobrinho
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
Título UM ESTUDO SOBRE AS PARTICULARIDADES PEDAGÓGICAS E DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA EM TRÊS MUNICÍPIOS DO GRANDE ABC PAULISTA
Resumo A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento motor,socioafetivo e cognitivo das crianças. É nessa fase que elas têm de vivenciar o maior número possível de experiências. Neste contexto, a Educação Física é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. No entanto, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas curriculares, que podem variar conforme a infraestrutura escolar e quanto ao professor que ministra a aula no contexto da préescola. Este estudo analisou as particularidades – similaridades e diferenças – pedagógicas da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios do Grande ABC. Para concretizar tal objetivo, foi utilizada a metodologia qualitativa. Foram apreciados os documentos das secretarias de educação das cidades estudadas em suas orientações curriculares, e também se analisou, a partir de entrevistas semiestruturadas, as percepções dos diretores escolares sobre os desafios e as dificuldades de se ministrar Educação Física na pré-escola. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais: a) pela presença de propostas curriculares específicas construídas a partir de aspectos filosóficos e epistemológicos da educação, em geral, e do desenvolvimento da criança, em particular e b) pelas argumentações dos diretores que sinalizaram, unanimemente, a importância da Educação Física para o desenvolvimento integral da criança. Tais preocupações e zelo, todavia, não foram encontradas em relação ao professor que ministrava a aula, à formação dos profissionais e à infraestrutura escolar. No primeiro caso, Santo André era a única cidade que dispunha, em alguns casos, de professor especialista atuando na pré-escola. No segundo e terceiro casos, situações que foram citadas de forma unânime pelos diretores das três cidades, percebeu-se elementos de descaso das autoridades das cidades, sobretudo quanto à infraestrutura escolar. Elementos de ausência de instalações, como quadra de esportes e parque infantil; de materiais, como pneus e cordas; e de local adequado para aulas foram encontrados. Situações que têm ocorrido em municípios que estão entre os mais ricos do Brasil, situados no Grande ABC Paulista. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros.
Palavras-Chave Diretores Escolares. Educação Física. Pré-escola.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Alexandre Marcondes Quaglio
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Coorientador(a) Prof. Dr. Vagner de Sousa Beserra
Título O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA COM MÚLTIPLAS TELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo A sociedade em que vivemos vem sendo conduzida pela tecnologia, seja para encontrar e consumir informação como para comunicar-se e interagir com os demais. Obviamente que a velocidade em que o mundo se transforma é muito superior à velocidade em que a educação tradicional avança e, com isso, aumenta o desafio para o surgimento de novas formas de aprendizagem. Nesse ambiente surgiram as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, no transcorrer das quais os estudantes constroem o conhecimento de forma colaborativa. Dentre essas metodologias se destaca o ensino híbrido e, nessa categoria, pode-se citar a sala de aula invertida. Foi nesse cenário que este trabalho buscou uma forma de trazer para dentro da sala de aula as novas tecnologias que são amplamente usadas pelos estudantes no cotidiano, como a TV digital e os smartphones. O objetivo do presente trabalho é analisar o uso da sala de aula invertida com múltiplas telas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina inglês em alunos brasileiros e chilenos do ensino médio público e verificar se esse cenário pode proporcionar um maior engajamento dos alunos e fazer com que eles aprendam mais. A metodologia utilizada foi a design-based research que utiliza técnicas de estudo de caso visando assimilar e aperfeiçoar o processo. Por meio de análises quantitativas e qualitativas concluiu-se que é possível se obter um maior engajamento dos alunos em aprender com o uso desse cenário proposto. Como produto derivado deste trabalho foi desenvolvido um aplicativo para smartphones, aplicável a qualquer disciplina que se deseja lecionar, em que é possível adaptar esse cenário tecnológico de TV digital e segunda tela no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave Ensino híbrido. Metodologias ativas. Múltiplas telas. Sala de aula invertida. TV digital.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Amanda Cavalcante de Oliveira
Orientador(a) Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders
Título ABORDAGEM BILÍNGUE PARA CRIANÇAS COM SURDEZ: PROPOSTAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo Esta é uma pesquisa de desenvolvimento, de cunho qualitativo, sobre a abordagem bilíngue para surdos no contexto da educação infantil. Neste novo cenário educacional, a inclusão de crianças com surdez nas escolas regulares vem crescendo significativamente nos últimos anos. Assim, a pesquisa partiu do seguinte problema de pesquisa: como se dá o uso e apropriação da Libras, como língua matriz da pessoa surda, e do Português, como língua adicional? Objetivando responder a esta pergunta, este estudo ocorreu em uma escola de educação infantil, caracterizada como Escola Polo, vinculada à rede pública de ensino. A investigação foi realizada em duas salas com abordagem bilíngue para surdos, compostas por crianças de 5 anos. Os sujeitos da pesquisa foram os educadores que atuam nas referidas salas, sendo dois "professores referência" da turma e dois "professores mediadores" do Atendimento Educacional Especializado de Libras. O objetivo geral foi observar as práticas adotadas no Atendimento Educacional Especializado, de modo a favorecer o uso e a apropriação da Libras na escola em uma perspectiva bilíngue. De forma mais específica, apresentou como resultado a produção de um objeto de aprendizagem, fundamentado no design universal para aprendizagem, que contribuiu para a difusão das línguas (Libras e Língua Portuguesa), na perspectiva de um ambiente bilíngue inclusivo nas escolas de Educação Infantil.
Palavras-Chave Abordagem Bilíngue para Surdos. Educação Inclusiva. Libras. Língua Adicional. Língua Matriz. Objeto de Aprendizagem.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) André Luiz Carvalho
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA PARA ALÉM DAS DEFICIÊNCIAS
Resumo Esta pesquisa responderá o seguinte problema: "Como os professores, nas aulas de Educação Física do Sistema Educacional de São Caetano do Sul, estão lidando com a proposta de inclusão?" Considerando uma inclusão para além das deficiências, a pesquisa examina como os professores, durante as aulas de educação física, abordam a proposta de inclusão, partindo da compreensão de que a exclusão não ocorre apenas pela segregação das pessoas com deficiência ou do público alvo da educação especial, mas também considerando excluídos os alunos que por quaisquer motivos são impedidos de participar das aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo é verificar o entendimento do professor de educação física sobre o processo de inclusão e como o mesmo pensa a estruturação, isto é, o planejamento e as práticas de suas aulas, a partir deste conceito. Para tanto, buscou-se investigar a compreensão destes professores sobre o impacto das políticas públicas de inclusão no Sistema Educacional do município, tendo como base as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental de São Caetano do Sul (OCSCS) além de investigar e analisar os diversos fatores que influenciam e interferem na prática destes professores. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: 1) Formulação do referencial teórico e levantamento de indicativos conceituais sobre o processo de inclusão; 2) Leitura e verificação dos conceitos de inclusão nas OCSCS; 3) Elaboração de temas a priori de discussão; 4) Formulação de um roteiro de entrevistas e pré-testagem; 5) Entrevista, análise e discussão dos resultados. Nessa última fase foram elaboradas sete categorias de análise a posteriori, que subdivididas, resultaram em vinte e dois fatores, constatados nas falas dos professores, que influenciam no desenvolvimento de suas aulas. O produto deste estudo é um e-book focado em propostas e perspectivas de práticas pedagógicas inclusivas para as aulas de educação física.
Palavras-Chave Educação Física. Educação Inclusiva. Inclusão.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Ângela Cristina Ribeiro Domingues Piazentin
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Título GOOGLE SUITE FOR EDUCATION: UM ESTUDO DE PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
Resumo A sociedade contemporânea está cada vez mais conectada ao mundo virtual. Assim, é imprescindível ressignificar as práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Observou-se, então, a necessidade de se abordar os multiletramentos, a forma como os alunos apropriam-se das diversidades linguísticas e de formatos como áudios, textos, vídeos, gifs e das diversidades culturais para se comunicarem. Dessas percepções, surge o tema da pesquisa: Google Suite For Education e práticas de multiletramentos. O Google Suite For Education é uma solução tecnológica, desenvolvida para facilitar a vida do professor e do aluno, dentro e fora da sala de aula. A metodologia da pesquisa que foi baseada no Design Science Research (DSR), abordagem que operacionaliza a Design Science (DS), ou ciência do projeto. Com o objetivo de melhorar o gerenciamento da sala de aula, foi criada no Google Classroom, uma turma para o 1º módulo do Ensino Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, para controlar, em um só ambiente virtual, as postagens, envios e recebimentos dos trabalhos do componente curricular Design Digital. Concluiu-se que, apesar de bem integrados às tecnologias, a maioria dos participantes ainda não faz um uso adequado dos dispositivos móveis, pois o acesso visa apenas ao entretenimento. Falta-lhes, então, uma visão ampliada das possibilidades educacionais e formativas, que esses dispositivos oferecem. Portanto, esta foi uma experiência nova, plenamente válida, já que, permitiu aos participantes um contato com as tecnologias digitais, diferente do que estão acostumados. Mais do que isso, estimulou a curiosidade, a postura de pesquisador, favorecendo a tomada de decisões, o repensar das ações e suas consequências, o aprimoramento da escrita, por meio das produções textuais e da leitura. Os resultados apontaram que, o Google Suite For Education, de fato, contribui muito para as práticas de multiletramento, em especial, quando se trata desta geração de nativos digitais, como é o caso dos participantes, que já nasceram em um cenário dominado pelas tecnologias de informação e comunicação digitais. O potencial e a habilidade desta geração em lidar com as TDICs precisam ser mais bem explorados pelos professores para, além de promover a aprendizagem significativa, criar ambientes interativos, abrindo espaço para que os alunos possam experimentar, criar, recriar o conhecimento utilizando essas tecnologias. Assim, esta experiência ressaltou a importância de se oportunizar, aos alunos, um contato interativo com as tecnologias digitais, abrindo espaço para que reflitam sobre as inúmeras possibilidades de exploração que elas oferecem. Além dos benefícios, como o aprimoramento de capacidades, habilidades e competências, cada vez mais requisitadas no contexto contemporâneo competitivo.
Palavras-Chave Google Suite For Education. Letramentos. Literacias. Midiatização. Multiletramentos.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Arcy Pires Piagetti Júnior
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título MOTIVOS DA ESCOLHA DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO E EXPECTATIVAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL: A OPINIÃO DOS ESTUDANTES
Resumo Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, na linha de Pesquisa "Formação de Gestores e Professores", teve o objetivo de identificar, em duas escolas técnicas que fazem parte do Centro de Educação Paula Souza, os motivos que levaram um grupo de estudantes a escolherem o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), bem como conhecer suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, com levantamento amostral do tipo survey realizada com 484 estudantes dos três anos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). Para tanto, utilizou-se de análise exploratória que buscou traçar o perfil familiar e socioeconômico do aluno que frequenta o curso pesquisado, bem como de um instrumento constituído de escala de atitude tipo Likert com 34 assertivas para verificar as concepções e as expectativas acerca do ensino técnico de nível médio. Os dados foram tratados, estatisticamente, pela técnica multivariada de análise de dados da Análise Fatorial com normalização de Kaiser utilizando o software o Statistical Packet for Social Sciences (SPSS). Os resultados mostram que a opção em frequentar um curso técnico de nível médio, por parte dos estudantes investigados, não foi motivada por terceiros, visto que, em média, 35% deles discordam que tenham tomado tal decisão influenciada por amigos ou por professores (38%), mas, em contrapartida, 43% dos participantes admitiram que escolheram o ETIM impulsionados pela expectativa de inserção no mercado de trabalho. Quanto à escolha dos cursos investigados, o principal fator apontado, nesta pesquisa, está associado à percepção que os jovens pesquisados atribuem às oportunidades de emprego, visto que a maior expectativa é que a posse do diploma do ETIM lhes garantirá mais facilidade e agilidade para arrumar um emprego na área do curso. Contudo, a pesquisa mostra que, embora um percentual significativo dos jovens pesquisados (34%) tenha a intenção de arrumar um emprego, eles pretendem, paralelamente, prosseguir os estudos em nível superior, assim como outros 31% pretendem somente dar continuidade à formação em nível superior deixando a inserção profissional para um segundo plano. Os resultados desta pesquisa sinalizam, por um lado, que o ETIM representa uma alternativa ao estudante que busca associar formação profissional e empregabilidade em face às demandas provenientes da globalização; e, por outro, a necessidade dos currículos dos cursos investigados atenderem às expectativas de formação em vista da buscar pelo ensino em nível superior.
Palavras-Chave Ensino técnico de nível médio. Escolha profissional. Formação de Gestores. Gestão da Educação. Orientação profissional.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Bárbara Francischini
Orientador(a) Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício
Título PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES INVESTIGATIVAS
Resumo O presente trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de ensino, mobilizadas pelo professor alfabetizador, que colaborem para o desenvolvimento de uma postura investigativa das crianças na aprendizagem da língua escrita na alfabetização, sob a ótica do docente. Seguindo a abordagem qualitativa e o método exploratório de pesquisa, buscamos, primeiramente, compreender a importância do desenvolvimento da postura investigativa na aprendizagem da língua escrita na alfabetização. Para tal, realizamos uma retrospectiva histórica acerca dos métodos de alfabetização adotados nos últimos 30 anos até os dias atuais, destacando-se aspectos dos métodos tradicionais, das vertentes construtivista de Piaget e sociointeracionista de Vygostsky, bem como das perspectivas de letramento, proposta por Magda Soares. Com base em John Dewey, Juan Delval e Delia Lerner, discutimos situações de ensino e de aprendizagem que podem contribuir para o desenvolvimento de uma postura investigativa por parte do aluno. Recorremos também à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de apontar aspectos do documento que remetem à relação entre o desenvolvimento da postura investigativa do aluno e seu processo de aprendizagem da língua materna. Posteriormente, realizamos entrevistas com sete professoras alfabetizadoras de uma escola particular da cidade de São Paulo, por meio de um questionário que, a cada grupo de entrevistas, foi sendo reelaborado, constituindo um tipo de instrumento/inventário que pode servir para o levantamento de dados sobre o desenvolvimento de postura investigativa dos alunos em contextos de alfabetização. Com a análise das entrevistas, levantamos alguns indicadores que evidenciam relações entre a postura investigativa e as práticas de alfabetização relatadas pelas professoras: as situações de aprendizagem são organizadas respeitando-se o tempo de cada criança; as atividades acontecem individualmente, de forma coletiva, em grande grupo, ou de forma diversificada, em pequenos grupos, ou seja, os grupos de crianças realizam diferentes propostas coerentes com o ritmo de aprendizagem delas; as práticas de ensino são situações propostas de maneira sistemática e com regularidade, com o objetivo de construir atitudes e desenvolver hábitos que colaborem para a formação da autonomia; as práticas são sugeridas tendo como princípio permitir que as crianças projetem/pensem em possíveis soluções para os desafios propostos nas situações de aprendizagem. Em síntese, as análises evidenciam que as professoras alfabetizadoras entrevistadas reconhecem que, ao se alfabetizar, o discente se transforma enquanto indivíduo, passando a ter mais autonomia e capacidade de questionar, transformar opiniões existentes e criar soluções para os problemas. Por outro lado, percebemos que a ideia de postura investigativa na alfabetização ainda não se encontra muito clara na perspectiva das professoras, de modo que necessita ganhar espaço no contexto escolar. Como produto final do trabalho, elaboramos material de apoio ao professor alfabetizador, oferecendo subsídios ao desenvolvimento desse profissional na direção de uma atuação mais autônoma e autoral em sala de aula, que contribua para a formação de alunos também autônomos e protagonistas de seu aprendizado.
Palavras-Chave Alfabetização. Pensamento Crítico. Postura Investigativa. Práticas de Leitura e Escrita. Professor Alfabetizador.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Beatriz Freddi Motta
Orientador(a) Profª. Drª. Maria do Carmo Romeiro
Título GESTÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM): UMA ANÁLISE DE SUAS PRÁTICAS À LUZ DA QUALIDADE EDUCACIONAL
Resumo Este estudo buscou identificar e analisar estratégias, programas e ações, tomadas como práticas que operacionalizam os objetivos/requisitos normativos da Associação de Pais e Mestres (APM), à luz da gestão da qualidade educacional nas Unidades Escolares (UE). Para isso, o estudo contou com um delineamento exploratório-qualitativo de pesquisa segmentada em duas fases. A primeira fase focou dois casos de APM, com coleta de dados a partir da análise de documentos (atas de reunião das APMs) e aplicação de entrevistas semidiretivas junto a 20 (vinte) atores das comunidades escolares (dez em cada UE, entre pais, professores, gestores, funcionários e alunos), cujos registros documentais e manifestações dos entrevistados possibilitaram descrever o papel reconhecido nas APMs, bem como evidenciar propostas de práticas da APM para promoção de qualidade educacional nas respectivas UEs. A segunda fase, também de abordagem qualitativa, utilizou um grupo focal composto por especialistas em educação e por representantes da comunidade escolar com atuação em APM, para discussão sobre o papel normativo da mesma e avaliação e validação de propostas de práticas da APM promotoras de qualidade educacional, a partir dos subsídios dos resultados obtidos na primeira fase. Os resultados do estudo sugerem: o conhecimento incipiente dos objetivos normativos da APM, o que prejudica a prática de sua missão como órgão de apoio à gestão escolar na construção das dimensões da qualidade educacional; reconhecimento da necessidade de realizar/ampliar atividades de planejamento das atividades da APM; embora se tenha ciência da relevância da participação dos pais para um bom desempenho dos alunos, as ações para atratividade não são eficazes; fragilidade quanto à divulgação do trabalho da APM ao conjunto de atores da comunidade escolar, bem como do processo de comunicação e de ações integrativas entre a APM e esses atores. Por fim, o processo de avaliação e validação pelo grupo focal de estratégias, programas e ações da APM no processo de cumprimento aos seus objetivos ressaltou a importância de criar na escola atividades de lazer, por vezes, combinadas a espaços destinados ao desenvolvimento intelectual; realizar planejamento prévio, a cada novo semestre, das atividades/ações a serem feitas com a participação efetiva dos pais, na intenção de programar eventos para atender os interesses da comunidade escolar, buscando parcerias com a comunidade externa e interna; criar um esquema para facilitar a disseminação de informações entre os atores da comunidade escolar; utilizar sugestões de toda comunidade escolar para integração e participação da mesma; criar canais de comunicação mais efetivos, assim como realizar um programa de resgate da história da escola; realizar projetos de inclusão do aluno à missão e valores da UE; a presença do diretor para realizar aula inaugural para explicar as missões e valores da instituição e conscientizar a importância de todos os atores na busca da qualidade educacional da UE.
Palavras-Chave Associação de Pais e Mestres (APM). Dimensões Educacionais. Escolas Técnicas Estaduais (ETEC). Gestão Escolar. Qualidade Educacional.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Catia Vick Milreu
Orientador(a) Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci
Título MOODLE APP: USOS E PERCEPÇÕES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo O uso das Tecnologias Digitais Móveis (TDM) nas escolas ainda é controverso. Instituições escolares normalmente proíbem seu uso, que acaba sendo feito por iniciativas esporádicas de professores entusiastas, nem sempre formados adequadamente para aplicá-las. Esse cenário dificulta a exploração de TDM por professores e alunos, sendo necessário um aprofundamento no estudo sobre o uso em contexto educacional. Entre os casos mais notáveis, pode-se destacar a solução aberta e gratuita de aprendizagem móvel do Moodle - o Moodle App. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os usos e percepções do Moodle App por jovens do ensino médio em situações de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa pré-experimental com 48 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de São Caetano do Sul/SP, sustentada em aplicação de questionários da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) e realização de 3 grupos focais com 5 alunos cada. A percepção da experiência vivenciada pelos jovens na utilização do Moodle app foi positiva, reforçando que o aplicativo é simples e fácil de utilizar e que ajudou na aprendizagem, tornando a aula mais divertida e interessante. Percebeu-se a importância de orientação e suporte de professores e colaboradores para garantir que todos tenham condições de utilizar o aplicativo de forma adequada e a necessidade de a escola disponibilizar infraestrutura adequada, como o acesso à Internet para a utilização de TDM em situações de ensino-aprendizagem. O produto resultante desta pesquisa trata-se do blog "Aplicativo Móvel para a Educação" com o objetivo de instruir professores no uso do Moodle app em situações de ensino-aprendizagem com foco em jovens do Ensino Médio.
Palavras-Chave Cultura digital. Ensino-aprendizagem. Moodle app. Multiletramento. Tecnologias digitais móveis.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Clarice Schöwe Jacinto
Orientador(a) Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders
Título NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo Esta pesquisa colocou em questão as abordagens pedagógicas em curso nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma rede de ensino pública na região do ABC paulista. Neste cenário, a pergunta investigativa foi: como se apresenta a abordagem histórico-cultural nas narrativas de professoras de uma rede de ensino que afirma ter o currículo orientado por esta abordagem? O objetivo geral foi levantar indicadores que possam contribuir para a implementação do currículo fundamentado nos pilares da abordagem histórico- cultural numa unidade escolar. Especificamente, caracterizou-se a abordagem histórico cultural a partir das narrativas de professoras que declaram trabalhar com esta abordagem. Metodologicamente, portanto, trata-se de pesquisa narrativa que coletou seu material documentário com o instrumento da entrevista narrativa. Por meio da entrevista narrativa, ouvimos e descrevemos histórias ou experiências de vida das docentes, o que oportunizou a reflexão sobre a concepção do seu fazer pedagógico a partir do referencial composto por categorias como educação transformadora, dialogicidade, pensamento crítico, mediação e amorosidade. Como resultado, apresenta-se um inventário da abordagem histórico cultural com sustentação no seguinte tripé: design teórico, design político e design didático. Este foi o produto desta pesquisa de mestrado profissional, o qual poderá colaborar para a difusão e entendimento do que é uma abordagem pedagógica histórico-cultural entre professores da educação básica.
Palavras-Chave Abordagem Histórico-Cultural. Amorosidade. Educação Transformadora. Formação Docente. Pesquisa Narrativa.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Cleia Souza Santos
Orientador(a) Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva
Título A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA CRECHE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Resumo Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo compreender de que forma as professoras, que trabalham com crianças de 0 a 3 anos em uma creche municipal de São Paulo, abordam a literatura afro-brasileira em sala de aula. Parte do pressuposto de que na educação infantil é recorrente encontrar uma literatura pautada em manifestações do continente europeu. Logo as crianças negras tendem a construir uma visão baseada em conceitos negativos sobre os(as) negros(as) difundida na sociedade. Desconstruir tais conceitos implica em desvelar práticas racistas no interior das instituições educacionais, fazendo-se necessário evidenciar, no interior destas imagens positivas dos(as) negros(as). A opção metodológica foi por uma abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: análise documental, entrevistas com as docentes e levantamento do acervo de obras de literatura afro-brasileira da creche. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas da área da infância, da literatura e das questões étnico-raciais. A análise dos dados revelou que o trabalho com a literatura infantil é bastante valorizado no Centro de Educação Infantil, sendo realizado diariamente com as crianças a partir de diferentes estratégias. Contudo, não é considerado nesse trabalho a questão da diversidade cultural e étnica. À exceção de uma docente que trabalha com a temática, as demais apresentam a literatura afro-brasileira de modo esporádico, sendo que uma delas alega que só trabalha quando cobrada, como, por exemplo, no Dia da Consciência Negra. Esta não presença do tema da diversidade faz parte da cultura do silenciamento frente às várias formas de colonização, dentre elas o racismo. Os dados demonstraram, ainda, que as professoras, em sua maioria, reconhecem a importância de trabalhar com esta literatura na creche, mas alegam não terem formação para isso. Desse modo, frente a estes resultados, e por solicitação das professoras, foi elaborado, como produto educacional desta pesquisa, uma proposta de formação para as professoras sobre a temática literatura afro-brasileira na educação infantil.
Palavras-Chave Creche. Criança negra. Formação docente. Literatura afro-brasileira. Preconceito.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Cleidson Pereira Gonçalves
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR
Resumo A evasão escolar representa um grande desafio para a gestão escolar, isso porque o abandono escolar perpassa por inúmeras causas, ou seja, questões tanto socioeconômicas como culturais e geográficas, além de fatores didático-pedagógicas. Nesse sentido, as ações propostas pelas instituições de ensino com vias a minimizar a evasão escolar têm-se mostrado, mais efetivas que quaisquer programas governamentais. Baseado nessa perspectiva, esse trabalho tem o objetivo de compreender a problemática da evasão escolar, bem como analisar e discutir as ações do Plano de gestão das escolas abordadas afim de propor um plano de ação estratégico ancorado nas ações que obtiveram sucesso escolar. A abordagem da pesquisa foi à qualitativa e o método utilizado, consistiu em análise documental dos Planos de gestão das escolas e realização de entrevistas com roteiro, semiestruturado com gestores de escolas do Ensino médio. A coleta de dados foi realizada em três escolas com baixos índices de evasão escolar e quatro escolas, com altos índices de evasão escolar. Os dados coletados por meio das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados esses investigados por meio da literatura que discorre sobre o tema. Por meio dessa pesquisa evidenciou-se como principais motivos para evasão escolar: o ingresso no mercado de trabalho por vontade própria do aluno ou por necessidade de auxiliar na subsistência familiar; falta de motivação do aluno dado a infraestrutura da escola; ausência de aulas diversificadas; salas com mínimo conforto e protagonismo do professor ou/e da família. Diante desse contexto, o estudo propôs para promoção de melhorias quanto a redução do abandono escolar um Produto educacional, denominado "Planejamento estratégico em prol da diminuição da evasão escolar". Nesse sentido, destaca-se que não se pretende esgotar o tema, mas delinear novos caminhos para melhoria da construção do saber no Ensino médio.
Palavras-Chave Diretor de escola. Ensino médio. Evasão escolar. Formação de gestores. Gestão da educação.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Cristina Pereira Barbosa
Orientador(a) Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título O LUGAR DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo Como sabemos, a criança se constitui pelas experiências vividas ao longo de sua vida e o trabalho escolar tem papel preponderante nesse processo. Logo, compreender como a criança aprende é algo que merece a nossa atenção. Dentro dessas inquietações, uma temática que investigamos e que é foco da presente pesquisa é a compreensão de como poderíamos desenvolver, nas crianças, uma postura mais investigativa. Trabalhar com o desenvolvimento dessa postura investigativa na Educação Infantil é propiciar condições para que as crianças se tornem mais autônomas intelectualmente. A presente pesquisa se propôs a examinar e desenvolver práticas pedagógicas que colaborem para a desenvoltura do pensamento científico e, por sua vez, a aquisição de uma postura investigativa no contexto da Educação Infantil. Optou-se, para a realização da pesquisa, pela abordagem qualitativa de natureza intervencionista. Como primeira etapa, partimos de um estudo bibliográfico a respeito da temática proposta. Na sequência, analisamos os documentos oficiais que serviam de referência ao segmento da Educação Infantil e, por último, geramos uma sequência didática, com o objetivo ensinar tanto o conceito de número quanto desenvolver, nos alunos, uma postura investigativa. O estudo fundamentou-se nas concepções teóricas de Juan Delval, Delia Lerner, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Mabel Panizza, e Constance Kamii. Ao final da pesquisa, elencamos os indicadores os quais propiciaram o desenvolvimento do pensamento científico no contexto da Educação Infantil e então seguem as conclusões finais. Observamos que o trabalho realizado proporcionou às crianças uma postura mais investigativa e protagonista no processo de aprendizagem.
Palavras-Chave Conceito de Número. Educação Infantil. Pensamento Científico. Postura Investigativa. Sequência Didática.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Dayane Martin Silva
Orientador(a) Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício
Título O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O USO DA PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM
Resumo A partir de uma experiência como docente, nos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual paulista, em um trabalho intensivo de recuperação de alunos, em habilidades de Língua Portuguesa, com a utilização de uma ferramenta implantada em 2015 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, denominada Plataforma Foco Aprendizagem (PFA), que disponibiliza ao professor dados individuais e coletivos do rendimento dos alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e na Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), despertou-nos o interesse em investigar possíveis contribuições do uso dessa Plataforma para a formação e o trabalho do professor de Língua Portuguesa e o melhor desempenho dos alunos na aprendizagem. Para atingir tal objetivo, seguimos a abordagem qualitativa de pesquisa e o método de intervenção na própria prática e tomamos como base teórica a concepção dialógica de língua defendida por Bakhtin e as abordagens de ensino de gêneros textuais propostas por pesquisadores do chamado Grupo de Genebra. Buscamos entender as mudanças de concepções de língua e de ensino de língua nos currículos implantados pelo Estado de São Paulo, desde a década de 1970 até 2019. Destacamos os princípios que norteiam o Currículo vigente da rede estadual paulista, mais especificamente a Proposta Curricular de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e os Cadernos dessa disciplina. Explicitamos também as características da AAP, seus objetivos e intenções, no contexto da política de monitoramento e avaliação educacional do Estado de São Paulo. Ao longo de um ano letivo, acompanhamos, com o uso da Plataforma, o desempenho de cada aluno de três turmas do 6º. ano, considerando os dados de avaliação do SARESP (de quando estavam no 5º. Ano) das três AAP, realizadas ao longo do ano letivo de 2018. A análise e a interpretação dos dados fornecidos pela PFA, juntamente com análise das provas das AAP, nos ajudaram a diagnosticar as aprendizagens e dificuldades dos alunos para planejamento e realização de intervenções em sala de aula, por meio de sequências didáticas de gêneros textuais. Os resultados da análise do conjunto de dados gerados na investigação evidenciaram que o uso e interpretação dos da PFA, ao longo de um ano, contribuiu para a melhora do desempenho dos alunos dos 6º anos em praticamente todas as habilidades. Com isso, pudemos constatar que a PFA: auxilia o professor na realização de diagnósticos e intervenções mais individualizados e, consequentemente, permite aos alunos acompanharem e o seu próprio processo de aprendizagem; contribui com o desenvolvimento profissional docente, instigando a investigação e reflexão da/na própria prática. O produto educacional gerado na/pela pesquisa é um Caderno de Formação Docente sobre o uso da PFA, voltado ao professor de Língua Portuguesa, servindo de referência não apenas para trabalho dos docentes da rede estadual paulista, como também para docentes de outras redes que não possuem essa Plataforma, mas lidam, ou intencionam lidar, com dados educacionais fornecidos por outros meios.
Palavras-Chave Anos Finais do Ensino Fundamental. Ensino de Língua Portuguesa. Formação Docente. Plataforma Foco Aprendizagem. Sequência Didática de Gêneros Textuais.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Elaine Xavier Beccatti Cezario
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
Título UM ESTUDO SOBRE AS PRIMEIRAS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS E DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR DA PRÉ-ESCOLA NA CIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL
Resumo São Caetano do Sul é um pequeno município situado na região do grande ABC Paulista, que tem se destacado no campo social e educacional. Neste segundo ponto, estudos têm analisado inúmeras questões sob várias perspectivas: os investimentos, a gestão escolar, o currículo, a sala de aula, o trabalho docente, entre outros. Todavia, ainda há muito espaço para estudos, sobretudo aqueles relacionados com a história da Educação Infantil da cidade, que no início era denominada de pré-escola. Existem apenas dois trabalhos nesta linha de pesquisa, que apresentam dados contraditórios. Neste sentido, este estudo analisou as primeiras diretrizes pedagógicas e de organização escolar da pré-escola da cidade de São Caetano do Sul. A partir da abordagem qualitativa, a pesquisa que envolveu a decodificação de documentos (Decretos, Leis, entre outros) e entrevistas com duas professoras que viveram o início deste processo. Os resultados revelaram que as primeiras três décadas trouxeram elementos relevantes para a organização escolar da Educação Infantil. Com bases iniciais externas, orientadas pelo Departamento de Educação Física e Esportes, foram estruturados aspectos importantes como o controle de matrícula e sua documentação, a frequência escolar, os horários das escolas, as formas de controle de segurança, a quantidade de alunos por turma, os períodos de férias e de recesso escolar. Depois com autonomia local, foram instituídas a forma de contratação da professora, a criação do Conselho de Seleção de Professores, a denominação de Escola Municipal de Educação Infantil, a exigência de seleção exclusiva para os cargos de professoras, a criação do quadro do magistério, do primeiro Regimento Interno Funcional e a elaboração de procedimentos para a seleção dos profissionais da educação. Em termos de organização pedagógica, foram criadas as competências das professoras recreacionistas e das jardineiras, a primeira rotina escolar, um objetivo pedagógico para toda a Educação Infantil, a Comissão de Planejamento e Normas Pedagógicas, o cargo de diretor de escola, entre outros. Os dados apresentados nesta presente pesquisa podem ser utilizados, pelo menos, em três perspectivas: pelas universidades locais no contexto da formação de professores, tanto inicial como continuada; pela secretaria de educação da cidade, que, neste contexto, pode criar mecanismos de divulgação da início da Educação Infantil; pela Fundação Pró-memória, para a criação de cursos, eventos e novos artigos sobre o tema.
Palavras-Chave Diretrizes Pedagógicas. História da Educação Infantil. Organização Escolar.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Fernanda Dias Guilhermoni
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE SESI-SP DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Resumo Essa pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral investigar se a atuação do CP na Rede SESI-SP de Ensino atende as necessidades formativas dos docentes desta rede de ensino. Buscou também identificar as concepções dos (das) professores (as) acerca da formação continuada. Os dados foram coletados com professores de quatro escolas da Rede SESI-SP de ensino localizadas no município de Santo André. De posse dos depoimentos dos participantes da pesquisa, os dados foram agrupados, categorizados e analisados na perspectiva da análise conteúdo de Laurence Bardin. Em geral, os resultados mostraram que a atuação do coordenador pedagógico atende parcialmente as necessidades formativas dos docentes. A pesquisa mostra que os professores apesar de preferirem a formação docente orientada pelo CP por este entender suas individualidades e necessidades formativas, percebem que a autoformação também se faz importante, uma vez que apenas a formação centrada na escola não dá conta de todas as demandas pedagógicas. A pesquisa revela também a importância de ter o CP como parceiro e apoiador e não somente como um agente de averiguação de tarefas, uma vez que esta parceria profissional atrelada a afetividade, possibilita trocas de saberes e relação de confiança. Por fim, o estudo mostra que a formação pautada na concepção de ensino adotada pela Rede SESI-SP de ensino e que permitem a troca de experiência entre professores, oportunizam uma formação mais significativa, pois promovem análise e discussão de boas práticas e direcionam e alinham as atividades a serem planejadas dentro da visão sociointeracionista adotada. Como produto final, foi proposto o "Programa de ação formativo para o Coordenador Pedagógico" que sintoniza um conjunto de oportunidades educativas sugerindo filmes, livros e artigos que o coordenador pedagógico possa utilizar de forma autônoma de acordo com as necessidades apontadas no PREP, podendo assim melhorar sua atuação junto ao corpo docente.
Palavras-Chave Coordenador pedagógico. Formação continuada. Formação de gestores. Gestão da Educação. SESI.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Fernando Barradas Vessio
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
Título DECORRÊNCIAS DA MUNICIPALIZAÇÃO DE ENSINO EM SÃO CAETANO DO SUL: EM QUESTÃO O COMPARTILHAMENTO DE ESPAÇOS
Resumo O processo de municipalização do ensino público no Brasil, realizado com maior ênfase a partir da década de 1990, contando com algumas leis e decretos, gerou mudanças administrativas e consequências no campo educacional em todo o país. Em São Caetano do Sul, município do Grande ABC Paulista, a partir da municipalização que se iniciou em 2007, duas escolas passaram compartilhar o mesmo espaço (prédio), uma situação inédita e singular no município. Dessas unidades escolares, uma é municipal e atende alunos do ensino fundamental, anos iniciais e a outra estadual e assiste aos alunos do ensino fundamental - anos finais, e ensino médio. Neste contexto, apesar das já existentes diferenças entre os níveis de ensino, essas escolas apresentam realidades bem distintas em termos de infraestrutura escolar, organização pedagógica, formação dos professores, atendimento à comunidade, entre outros. Este estudo analisou a percepção dos atores escolares, gestores, professores, funcionários, alunos e pais sobre o compartilhamento de espaço gerado a partir do processo de municipalização. Para tal, utilizou-se a metodologia qualitativa por meio da abordagem de estudo de caso para coletar dados juntos a alguns atores escolares. Os resultados revelaram a presença de elementos de conflitos causados, sobretudo, pelas equipes gestoras das escolas, entre outras coisas, pela disputa de espaços; de incertezas profissionais, experienciadas por aqueles que viveram o processo de municipalização em relação às garantias de diretos já conquistados, à aposentadoria e às condições de trabalho; de ausência de consenso em relação à municipalização, com posições assumidas, invariavelmente, dependendo de posição do participante no contexto vivenciado, sendo algumas mais positivas e outras mais negativas; de comparações entre os estabelecimentos de ensino, com alguns indícios revelando que a escola municipal apresentava elementos, estruturais e pedagógicos, de maior qualidade educacional; de melhorias, sobretudo na infraestrutura escolar e na manutenção da escola. Todas essas questões foram potencializadas e tiveram maior impacto nos atores escolares devido a um cenário marcado pela ausência de diálogo, de planejamento e de colaboração, principalmente entre as diversas equipes gestoras que atuaram pelas duas esferas desde que o prédio passou a ser compartilhado. Os dados deste estudo podem ser utilizados pelas universidades em cursos de formação de gestores e professores e também por secretarias educação e diretorias de ensino que pretendam realizar o processo de municipalização.
Palavras-Chave Compartilhamento de Espaço Escolar. Ensino Fundamental. Escola Pública. Municipalização do Ensino.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Gisele da Silva Soares
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
Título UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS PRÉ-ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ
Resumo Há uma grande discussão, recorrente há décadas, sobre a qualidade da educação no Brasil. Esta temática envolve um conceito subjetivo, polissêmico, multidimensional, determinado pelo momento histórico e social que se inter-relaciona com a educação e seus fatores intra e extraescolares. Este estudo visa entender, na percepção dos gestores, que políticas educacionais e ações escolares podem promover a qualidade na pré-escola? Esta pesquisa se caracteriza por um estudo qualitativo, com o objetivo exploratório. Para a concretização dos objetivos propostos, foram utilizadas, como técnica de coleta dos dados, entrevistas semiestruturadas com 20 diretores das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santo André. Esta presente pesquisa foi dividida em duas fases, a primeira, trata da revisão da literatura, e a segunda, refere-se às entrevistas que coletaram informações sobre o perfil dos diretores e a percepção dos mesmos sobre as dificuldades e desafios em promover a qualidade nas escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade. Os resultados obtidos se dividiram em 4 categorias, Fatores Pedagógicos, de Infraestrutura, Humanos e das Políticas Públicas, demonstraram que a busca pela qualidade do atendimento na educação envolve questões muito amplas que se interligam e têm como base as políticas públicas, financeiras, de recursos humanos, recursos de infraestrutura, segurança, práticas educacionais, formação dos profissionais envolvidos, participação das famílias, entre outros. Os resultados possibilitaram também o desenvolvimento de um plano de formação com o objetivo de auxiliar na condução da gestão escolar, ampliar a formação dos gestores, fortalecendo a qualidade do atendimento. Este presente estudo apresenta dados empíricos que podem contribuir efetivamente com a qualidade das pré-escolas, nas discussões no contexto das universidades, de formação inicial e continuada, no contexto das secretarias e diretorias de ensino, no cenário das escolas em geral e principalmente ampliar os debates sobre o tema qualidade da educação no Brasil.
Palavras-Chave Gestores escolares. Infraestrutura. Políticas públicas. Pré-escola. Qualidade.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Helder Medina
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título O JOGO E A FORMAÇÃO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SÃO CAETANO DO SUL
Resumo Este estudo compreende o jogo como um âmbito de realidade, um fenômeno lúdico – criativo e uma experiência educativa que, dependendo de como for referenciada, pode favorecer o desenvolvimento integral da criança. Nesta dissertação, a vivência do jogo foi embasada nos pressupostos da cultura corporal de movimento. Esta, considera a experiência de jogar como uma expressão simbólica e de linguagem, fruto de uma construção social e culturalmente constituída, carregada de sentido e significado. Desta forma, o objetivo geral é compreender as concepções que os professores de Educação Física, dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas de tempo integral de São Caetano do Sul, possuem a respeito do jogo na formação da criança. Para coleta dos dados foram entrevistados sete professores, um de cada escola de tempo integral do município. Através das entrevistas foi possível analisar os discursos dos professores com o intuito de conhecer qual o entendimento e a finalidade da vivência educativa jogo nas aulas de Educação Física. Além disso, buscou-se verificar se esses professores, ao adotarem o jogo como conteúdo, o respeitam como uma manifestação da cultura corporal de movimento. Como produto final, foi elaborado uma proposta de formação para os professores de Educação Física. Essa proposta foi dividida em cinco encontros, cada encontro tem uma temática específica e que dialoga com o tema e objetivos da dissertação, criando assim momentos de reflexão-ação em relação ao conteúdo jogo e sua condição enquanto experiência educativa de totalidade. Após realizado as discussões dos resultados, conclui-se que o jogo é um importante conteúdo utilizado em aula e, de modo geral, essa manifestação cultural tem como finalidade o treinamento das capacidades físicas, desdobrando-se em uma atividade pré-desportiva. Essa condição do jogo se reduz a movimentos padronizados, técnicos e com um fim utilitário, se afastando de uma vivência educativa que considere o ser humano em todas as suas dimensões.
Palavras-Chave Educação Física. Formação Integral. Jogo.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Ives Alejandro Penaloza Munoz
Orientador(a) Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa
Título UMA PROPOSTA COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES MORAIS NAS ESCOLAS: REFLEXÕES COM OS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE SÃO CAETANO DO SUL
Resumo Aspiramos a uma sociedade onde indivíduos vivam com dignidade, que estimule e permita a prosperidade de todos, num ambiente de confiança e respeito, que proporcione segurança, com relações interpessoais solidárias e responsáveis, nas quais os direitos sejam respeitados. O ambiente escolar também possui uma parcela de responsabilidade para a construção de uma melhor sociedade, visto que ele também é responsável pela transmissão de comportamentos às crianças que lá convivem. A partir desse fato, vê-se claramente a importância e o compromisso do corpo pedagógico da escola como exemplo na formação ética do aluno. Desta forma a presente pesquisa em tem como objetivo promover o desenvolvimento das virtudes morais nas escolas de Ensino Fundamental I, a partir dos Orientadores Educacionais das escolas municipais de São Caetano do Sul, com base numa série de recursos práticos que levam as crianças ao desenvolvimento moral. A sociedade contemporânea espera que as escolas sejam promotoras de um ensino moral, com um compromisso na formação humana da criança e do jovem, indispensável para a vida cidadã. Deste modo, promover a Educação Ética ultrapassa conhecer comportamentos pró-sociais e executá-las, pelo fato de ela dirigida para o desenvolvimento do caráter do indivíduo. Reafirmamos a urgência proposta pelo psicólogo Lawrence Kohlberg que declarou que a educação formal também é o local onde se deve ensinar o cuidado com o outro, a justiça, a democracia, a formação moral e ética do indivíduo, porém não somente como um horizonte futuro, mas também como um ser que vive e interage no presente. As virtudes morais necessitam ser ensinadas ao sujeito desde sua vida infantil, sendo estas exercitadas no hábito, aprimoradas, como forma de uma dimensão humana importante para a vida em sociedade, na pretensão de construir uma sociedade mais democrática, justa, contrapondo-se ao desmantelamento suscitado pelo egoísmo vigente na atual contemporaneidade.
Palavras-Chave Educação Ética. Ensino Fundamental. Formação de Gestores. Políticas Educacionais.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Juliana de Araújo Cava Tanaka
Orientador(a) Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título PNLD 2018 E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: A GEOGRAFIA EM DESTAQUE
Resumo O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) possui diversos critérios de aprovação e reprovação. As editoras produzem livros conforme esses critérios e os inscrevem para a seleção elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). As obras aprovadas por essa seleção são apresentadas no Guia do Livro Didático. Com esse guia em mãos, os professores e coordenadores da rede estadual do país escolhem os livros que adotarão e aguardam a sua distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa investiga se os critérios de avaliação do PNLD 2018 possibilitam a construção da cultura e do espírito científico nos livros didáticos de Geografia de Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os critérios publicados no edital do PNLD 2018 e as atividades de uma das obras didáticas aprovada nesse programa. Para atingir tal meta, seguimos a abordagem qualitativa de pesquisa e tomamos como base teórica a concepção de ensino de Geografia defendida por Milton Santos, Helena Callai, Antonio Chistropoletti e Sonia Castellar. Os resultados da análise do conjunto de dados gerados na investigação evidenciaram que o livro "Geografia: contextos e redes" fomenta de certa maneira o desenvolvimento do pensamento científico, mas notou-se que a questão do fomento cabe mais ao professor do que ao material didático. O professor precisa ter uma postura construtivista em sala de aula, precisa saber pensar cientificamente e perceber a importância do pensamento científico desde o Ensino Médio. Como produto desta pesquisa, elaboramos um material de apoio aos professores com a intenção de auxiliá-los no processo de escolha do livro didático de Geografia que considere o desenvolvimento do pensamento científico.
Palavras-Chave Desenvolvimento do Pensamento Científico. Ensino de Geografia. Ensino Médio. Livro didático. PNLD. Processo ensino-aprendizagem.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Karen Francis Bellomo Ringis
Orientador(a) Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício
Título SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO EXPOSIÇÃO ORAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DISCENTE E DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo Devido à pouca atenção direcionada aos gêneros orais no ambiente escolar, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar e descrever o processo de construção colaborativa de uma sequência didática de gênero textual oral, em que foram protagonistas, em atividades de exposição oral em aulas de Língua Portuguesa, alunos do 7º ano de uma escola estadual. A investigação realizada segue a abordagem qualitativa, de cunho colaborativo intervencionista, considerando a formação de uma parceria entre a pesquisadora e a professora colaboradora para o planejamento, desenvolvimento e realização da sequência didática. A fundamentação teórica da pesquisa está embasada, entre outros autores, essencialmente, nas contribuições dos estudos referentes ao ensino da língua materna, desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo de Didática da Língua Materna da Universidade de Genebra, sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). O conjunto de dados gerados ao longo da pesquisa é composto por: gravações em áudio e vídeo, registros reflexivos em diário de campo, e também, pelas produções realizadas pelos alunos no decorrer da sequência didática. Em relação à construção colaborativa da sequência didática por meio da parceria estabelecida, a análise dos dados confirma a importância da reflexão da/e sobre a prática pedagógica no cenário escolar, a fim de valorizar o planejamento das ações docentes, de maneira colaborativa, as quais possibilitem aos professores reconstruírem o ensino e a própria prática profissional. No que se refere às contribuições do dispositivo sequência didática de gêneros textuais orais para os alunos, os resultados evidenciam que a exposição oral é um gênero que os alunos não dominam e, em vista disso, são necessárias intervenções didáticas que permitam reflexão acerca da relevância em associar os recursos linguísticos, prosódicos e cinésicos aos elementos multissemióticos que interagem e se integralizam no desenvolvimento das exposições orais em contextos formais públicos. O produto educacional decorrente deste estudo é um material de apoio dirigido ao professor, com diretrizes para o trabalho com a sequência didática de gêneros textuais orais formais, especificamente a exposição oral.
Palavras-Chave Exposição Oral. Formação de Professores. Gêneros Orais Formais. Pesquisa Colaborativa. Sequência Didática.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Lucian da Silva Barros
Orientador(a) Prof. Dr. Elizabete Cristina Costa Renders
Título A PRÁTICA DOCENTE JUNTO ÀS JUVENTUDES TRABALHADORAS: MEMÓRIAS E REFLEXÕES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo Esta é uma pesquisa narrativa, de cunho qualitativo, que aborda as práticas docentes voltadas ao atendimento das juventudes, em especial das juventudes trabalhadoras. A juventude é uma experiência psicossocial que perpassa os sujeitos jovens, trazendo a emergência de inúmeras vivências. Por consequência, há múltiplas juventudes, este é um termo plural. No cenário educacional da atualidade, torna-se importante compreender como a escola e a educação compreendem as juventudes e como consideram seus conhecimentos e vivências na construção dos currículos e no desenvolvimento das estratégias de aprendizagem. Partindo da experiência docente junto aos jovens trabalhadores, esta pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Como a existência dos diferentes saberes de alunos e professores, no campo da formação do jovem trabalhador, altera a prática educacional e contribui para o aprendizado de ambos? O objetivo foi descrever como os saberes e vivências trazidos pelos jovens, cotidianamente, ao curso de formação profissional alteram a prática docente, possibilitando novos aprendizados para professores e alunos. Este estudo ocorreu em uma unidade escolar, na cidade de São Paulo, que oferece o curso de formação de jovens aprendizes. Os sujeitos da pesquisa foram os professores que atuam no curso de formação, assim como os próprios jovens. Como instrumento de pesquisa, optou-se por cartas, as quais foram escritas por professores e alunos, relatando seu ponto de vista a respeito do processo educacional desenvolvido. Na constituição do material documentário para a construção de narrativas a respeito da prática docente, também foram utilizadas cenas do cotidiano da unidade escolar pesquisada, sendo estas registradas em diário de pesquisa. Após o tratamento analítico do material coletado, foram criados os seguintes eixos de discussão: uma sala e muitas juventudes; tribos fora do gueto; projetos e projetos de vida; surpresas e expectativas. Quanto aos resultados desta investigação, as reflexões sobre estes eixos levaram à proposição de uma Pedagogia das Juventudes, a qual se constitui em uma proposta teórico-metodológica, embasada na ecologia de saberes, como uma prática educacional que atenda aos diferentes jovens nos mais diferentes contextos. Como produto educacional foi desenvolvido um mapa de atividades para a Oficina Pedagogia das Juventudes, como um espaço (on-line) para o aprendizado e formação docente.
Palavras-Chave Ecologia de Saberes. Formação Docente. Formação Profissional. Juventudes. Pedagogia das Juventudes.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Lúcio Leite de Melo
Orientador(a) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda
Título OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM DIRETORES INGRESSANTES
Resumo No Brasil, a discussão acadêmica acerca da gestão escolar encontra-se alicerçada na sua dicotomização entre a gestão escolar burocrática, com base na Teoria Geral da Administração, e a gestão escolar democrática, a qual entende o papel da escola como fomentadora da participação coletiva nas decisões em sociedade. Além disso, fruto do neoliberalismo e da ampliação do mercado capitalista, que avançou sobre a educação, tem-se demonstrado, entre outras coisas, a relação existente entre os resultados escolares medidos em testes de larga escala e a figura do diretor escolar. Da discussão em torno da sua figura, questões como sua formação e seu provimento de cargo, tornaram-se temáticas de investigação. Nesta pesquisa, em especial, a investigação ocupou-se dos desafios que os diretores enfrentam no cotidiano de suas atividades profissionais, estando eles a frente das escolas. Dessa forma, o objetivo precípuo desta pesquisa foi arrolar os principais desafios enfrentados pelos gestores em seu primeiro ano no exercício do cargo de Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para dar conta de tal empreitada, construiu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratória. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos, quais sejam: questionário online e entrevista semiestruturada. Responderam ao questionário três diretores e concederam entrevista outros cinco diretores, todos ingressantes há menos de um ano no cargo. Os resultados mostram que os desafios enfrentados por esses profissionais estão de acordo com os desafios já descritos na literatura acadêmica, a qual, entretanto, não dá conta de abranger os desafios que pareceram mais característicos à realidade do Estado de São Paulo. Esses desafios estão intimamente ligados à concepção expressada pelos diretores acerca de sua função, de tal forma que se considerou um desafio justamente aquilo que os diretores apontaram ser novidade/desconhecido para eles. Além disso, mostrou-se que a formação inicial e continuada dos diretores não tem dado conta de subsidiá-los para o enfrentamento dos desafios que lhe são impostos pelo cotidiano escolar. Com relação ao curso obrigatório a esses diretores, ele tem se demonstrado positivo na concepção dos entrevistados, possuindo alguns pontos a melhorar. Como produto final, tendo em vista as impressões que os diretores participantes forneceram, foi construído um website que poderá servir de ponto para o compartilhamento de experiências e práticas de gestão, bem como dos desafios do cotidiano escolar, para que, entre pares, esses diretores de escola possam interagir entre si com o intuito de minimizar as dificuldades oriundas do retratado isolamento característico da função.
Palavras-Chave Diretor de escola. Diretor ingressante. Educação Básica. Formação de gestores. Gestão da educação.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Mara Solange da Silva Amaral
Orientador(a) Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders
Título PROFISSIONALIDADE DOCENTE E ESPONTANEIDADE-CRIATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO SOCIODRAMA À EJA
Resumo Esta pesquisa foi realizada em uma escola de educação básica com docentes da Educação de Jovens e Adultos - EJA. O fazer docente dos professores e professoras da EJA carrega em seu cotidiano todo o legado histórico do combate ao analfabetismo, das desigualdades sociais e da fragilidade das políticas públicas educacionais desta modalidade de ensino. Neste cenário, adicionado aos desafios da política local, encontramos docentes vivendo em situações limite, aprisionados e sem espaço de fala. Perguntamos, assim, sobre a possibilidade da espontaneidade-criatividade, conceitos da socionomia de Jacob Levy Moreno, ser capaz de apoiar os docentes a encontrarem novas respostas e superar as densas conservas culturais instaladas no seu cotidiano. Apoiamos esta pesquisa qualitativa no método do Sociodrama. Como objetivo geral, buscamos oportunizar aos docentes respostas inéditas às questões do cotidiano. Como objetivo específico, pretendíamos criar meios para coconstruir novas respostas frente às conservas culturais ali postas. As aproximações teóricas de Jacob Levy Moreno e Paulo Freire contribuíram para uma leitura crítica das situações-limite, dos sinais de morte e da urgência em se encontrar brechas e respostas - a espontaneidade-criatividade para o enfrentamento coletivo deste cotidiano. Os resultados deste percurso apontaram que há sinais de vida e respostas, ainda que tímidas, nas cenas e vinhetas, oferecidas pelos professores e professoras. Há uma sabedoria, um conhecimento e um potencial contido nos coletivos docentes. Há esperança e resiliência, favorecendo a espontaneidade-criatividade, que permitiu o desenvolvimento da indispensável amorosidade freiriana. Como produto desta pesquisa, apresentamos um coletivo colaborativo virtual para professores e professoras da EJA, desenvolvido na plataforma do Instagram, denominado Coletivo Docente e uma Oficina, com o objetivo de propiciar o fortalecimento dos professores e professoras no enfrentamento e na busca de caminhos na superação de seus desafios cotidianos.
Palavras-Chave Educação de Jovens e Adultos – EJA. Espontaneidade-criatividade. Pedagogia da Autonomia. Profissionalidade docente. Sociodrama.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Marcelo Tadeu Marton
Orientador(a) Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva
Título ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA CRECHE HERBERT DE SOUZA: UM OLHAR PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
Resumo O presente estudo teve como objetivo investigar se as experiências de projeção de espaços pedagógicos, vividas na Creche Herbert de Souza, no município de Santo André/SP, em 2012, permitiram aos(às) profissionais que delas participaram promover outras intervenções de ressignificação do ambiente escolar nos locais em que atuaram em anos posteriores. O intuito foi o de identificar os fatores que possibilitaram tal ressignificação e, a partir deles, construir subsídios à ação de educadores(as) no processo de projeção dos espaços. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, um estudo de caso, que teve como procedimentos metodológicos o relato das experiências da creche, o uso de cartas pedagógicas e da fotografia, como forma de estabelecer conexões, confrontos, partilhas e possibilidades de interpretações da realidade estudada. O referencial teórico pautou-se nos trabalhos de pesquisadores(as) da infância, dentre eles(as): Carla Rinaldi, Lella Gandini, Tiziana Filippini e Vea Vecchi, assim como nas legislações que tratam sobre a projeção de espaços na educação infantil no Brasil. Esta pesquisa coloca como desafio o processo de ressignificação dos espaços pedagógicos a partir de situações do cotidiano escolar, ressaltando a imagem da criança como fator determinante na garantia de seus direitos, ressaltando a importância dos contextos educacionais. Os resultados mostram que esta experiência na creche Herbert marcou o percurso profissional das professoras, que ao reconhecerem a importância de projetar espaços na construção de contextos educativos, buscam alternativas concretas para intervenções nos ambientes em que hoje atuam, reconhecendo-os como agentes no processo de ensino-aprendizagem. Os dados revelam que o trabalho coletivo se caracteriza como um dos fatores fundamentais de tal experiência, uma vez que, possibilitou repensar as formas de se abordar as aprendizagens das crianças. A análise evidencia ainda, a falta de um registro mais sistematizado da prática educativa, o que demonstra a ausência de investimento na documentação pedagógica e na investigação da prática no ambiente escolar, o que dificulta a reflexão e o estudo de propostas que já foram realizadas em outras unidades escolares. A partir disso, esta investigação tem como produto educacional a elaboração de um e-book que compartilhará esta experiência com professores(as) das redes de ensino que desejem (re)pensar o significado do saber escolar.
Palavras-Chave Cartas Pedagógicas. Creche. Projeção de Espaços Pedagógicos. Trabalho Coletivo.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Marcio Tadeu Manfrin
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título A COMPREENSÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO TRABALHO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo O objetivo principal deste estudo é situar a compreensão do professor de educação física dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul sobre as habilidades motoras inseridas na proposta curricular. Por se tratar de um estudo de natureza qualitativa, optamos como caminho metodológico pelo estudo de caso único holístico. O instrumento de coleta de dados foi composto por entrevistas semiestruturadas que tiveram sua elaboração fundada na teoria de desenvolvimento motor. Os principais resultados obtidos pelas entrevistas revelaram conhecimentos superficiais dos professores sobre as questões teóricas relacionadas ao desenvolvimento motor da criança. A partir desta lacuna, outras incertezas, imprecisões e dificuldades foram identificadas, associadas ao desenvolvimento da criança. Por fim, verificamos aproximações e distanciamentos entre o discurso docente e a construção teórica sobre o desenvolvimento motor, proposta nas orientações curriculares do município. Como produto final, elaboramos uma proposta de formação continuada para os professores de educação física, que foi dividida em quatro encontros, cada um apresentando uma temática específica que dialogava com o tema e com os objetivos da dissertação. Criamos, assim, momentos de reflexão-ação entre os professores, promovendo possibilidades de pensar em suas práticas pedagógicas em relação ao desenvolvimento motor da criança. Os dados desta pesquisa podem ser utilizados no contexto da formação de professores e das secretarias de educação das cidades brasileiras.
Palavras-Chave Desenvolvimento Motor. Educação Física. Formação de Professores. Formação Integral. Habilidades Motoras.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Maria Cristina Albino Galera
Orientador(a) Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva
Título MUSICALIZAÇÃO NA CRECHE: CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS E SUAS CRIAÇÕES SONORAS E MUSICAIS
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre o processo de musicalização com crianças de dois a três anos de idade em um Centro de Educação Infantil (CEI) do município de São Paulo. O estudo partiu do pressuposto de que a música é fundamental na vida das crianças, objetivando a formação de seres humanos mais sensíveis, reflexivos e críticos. Trata-se de uma pesquisa colaborativa realizada com duas professoras do CEI a partir de um projeto de ação colaborativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas com as professoras, realização de sessões reflexivas, observação e registro de campo. Como interlocutores(as), contou com os estudos de Teca Alencar de Brito, Maura Penna, Murray Schafer, François Delalande, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, Judith Akoschky, Iveta Maria Borges Ávila Fernandes, Sandra Regina Simonis Richter, Maria Carmen Silveira Barbosa e Márcia Gobbi, dentre outros(as) autores(as). A análise dos dados revelou que as professoras participantes da pesquisa reconhecem a necessidade do trabalho com musicalização com as crianças e que, no início da investigação de campo, demonstravam conhecimento de alguns conceitos de música. Na prática, porém, não havia um trabalho sistemático com esta linguagem nem o reconhecimento das crianças como seres inventivos e linguageiros, que na relação com o mundo produzem cultura e que são capazes de criar conhecimento musical. Tais aspectos levavam as professoras a uma abordagem prescritiva com as crianças, em que tudo era explicado, não oportunizando momentos de surpresas, descobertas e maravilhamento. Os dados demonstraram ainda que, ao longo da investigação, as docentes foram refletindo e resignificando suas práticas, evidenciando uma compreensão de que a musicalização infantil ocorre por meio da ludicidade, interação, sensibilidade e criatividade e que o protagonismo da criança é a chave para o processo de construção do conhecimento musical. Com relação às crianças, foi possível observar que estas construíram conhecimento musical, expressando-se por meio de brincadeiras, criando hipóteses de como manusear os objetos e instrumentos a fim de gerar sons diferentes, realizando, assim, seus próprios arranjos sonoros. Suas respostas às atividades propostas demonstram que compreenderam conceitos musicais como: paisagem sonora; ritmo; melodia; diferenciação entre som e silêncio, entre som alto, baixo, rápido e lento; entre timbres e ruído. Constatou-se que as atividades realizadas viabilizaram o processo de musicalização infantil por parte dos(as) pequenos(as). Concluiu-se portanto, que o processo de musicalização infantil está baseado na produção musical pelas crianças, em que a criação, a imaginação e a invenção são os combustíveis da exploração sonora e reflexiva, como forma de ampliação do repertório histórico-cultural das mesmas. Para tanto, há a necessidade de uma mediação docente que instigue a criança a pesquisar, explorar, descobrir, refletir e a se maravilhar com a música. A investigação culminou com a criação de um Parque Sonoro no CEI, um recurso importante, visto que possibilitou às crianças a vivência de um processo criativo musical por meio da exploração e pesquisa dos sons, e que se constituiu como produto final desta pesquisa.
Palavras-Chave Creche. Criação Sonora e Musical. Formação Docente. Musicalização Infantil. Pesquisa Colaborativa.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Mariana Bonotto
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título ENSINO DE INGLÊS ON-LINE: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE BRASIL E INGLATERRA
Resumo O conhecimento de inglês na sociedade atual é de extrema importância, tanto para o desenvolvimento educacional, quanto profissional e social. Entretanto há uma falta de métodos e de professores com formação adequada para o ensino de Língua Inglesa. Esse contexto provoca uma reflexão sobre os modelos pedagógicos utilizados hoje. Em geral, o nível de proficiência dos estudantes brasileiros é avaliado como baixo por testes de fluência nesta língua, situação que foi observada na própria prática pedagógica. Diante desse desafio, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização de suporte tecnológico para uso de videoconferência com professores nativos para o ensino de Língua Inglesa. Com essa finalidade, iniciou-se uma pesquisa de caráter exploratório que utilizou como metodologia de investigação um estudo de caso, trabalho complementado com revisão bibliográfica sobre o tema. O caso analisado foi a aplicação do programa Hello London pela empresa inglesa VCfGL em parceria com a ONG Núcleo de Convivência Menino Jesus, localizada na cidade de São Caetano do Sul, estado de São Paulo, instituição onde se desenvolveu o programa durante o ano de 2017. Os resultados deste estudo permitem afirmar que a tecnologia da videoconferência aproxima estudantes brasileiros de professores nativos, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e para um melhor aprendizado da Língua inglesa.
Palavras-Chave Educação. Ensino da Língua Inglesa. Formação Docente. Tecnologias Digitais. Videoconferência.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Renata Hioni
Orientador(a) Prof. Dr. Leandro Campi Prearo
Título PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA: UM ESTUDO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Resumo A gestão do sistema educacional dos municípios concentra-se nas Secretarias Municipais de Educação. Dessa maneira, entende-se que seus modos de funcionamento podem interferir no desempenho e qualidade da escola. Para operacionalizar o leque de atribuições que exige dos gestores formação técnica, conhecimentos administrativos, capacidade de formulação e gestão das políticas públicas educacionais, além da responsabilidade orçamentária, faz-se útil, a consolidação da cultura de Planejamento Estratégico. A presente pesquisa tem como objetivo verificar o nível de incorporação dos conceitos de Planejamento Estratégico pelas Secretarias Municipais de Educação da Região Metropolitana de São Paulo, além de traçar o perfil dos seus gestores. A metodologia utilizada teve ênfase nos aspectos quantitativos de natureza aplicada e do tipo descritiva, empregando-se a técnica survey para elaboração e aplicação do instrumento de pesquisa, que foi elaborado com base na literatura nacional e internacional. O referencial teórico mostra a evolução do Planejamento Estratégico, desde o seu conceito na administração empresarial, passando pela gestão pública até encontrar caminhos na gestão educacional pública, traz também estudos empíricos sobre Planejamento Estratégico na área da Educação, apontando a necessidade de envolvimento do gestor e a sua compreensão sobre os conceitos relacionados a essa prática. Os dados sobre o perfil do dirigente indicam que as Secretarias Municipais de Educação estudadas têm no seu comando um gestor tipicamente do sexo feminino, com graduação completa e em geral na área de Educação, contudo sem formação em administração estratégica. Quanto à mensuração do grau de incorporação do Planejamento Estratégico pelas Secretarias Municipais de Educação pesquisadas, observou-se uma prática de Planejamento Estratégico consolidada, embora tenha sido constatada vulnerabilidade nos construtos "Alocação de recursos" e "Monitoramento de desempenho". Tomando por base os resultados deste trabalho e os achados na literatura foi elaborado o produto, este apresenta uma proposta de formação em Planejamento Estratégico direcionada aos gestores públicos de Educação. Assim, esta dissertação traz contribuições valorosas para o entendimento do uso de ferramentas do Planejamento Estratégico.
Palavras-Chave Escola Pública. Gestão Educacional. Gestores Municipais de Educação. Planejamento Estratégico Educacional. Secretaria Municipal de Educação.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Ricardo da Silva Sampaio
Orientador(a) Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título A ÁLGEBRA E O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATITUDE INVESTIGATIVA: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Resumo As avaliações em larga escala e a observação do cotidiano escolar têm mostrado que os alunos possuem dificuldades no aprendizado da álgebra. Muitas vezes, estas defasagens se iniciam desde o processo de alfabetização e se ampliam ao longo do percurso escolar. Apostamos na ideia de que o desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo dos primeiros anos de escolaridade poderia favorecer o aprendizado da álgebra. Além disso, para amenizar tal situação, seria necessário propiciar aos alunos a oportunidade de aprenderem de diferentes formas, resolvendo problemas associados ao dia a dia e desenvolvendo um olhar mais investigativo. O presente trabalho se propôs a investigar, nos anos finais do Ensino Fundamental, estratégias de ensino que colaborem para o aprendizado da álgebra, numa perspectiva que promova no aluno uma atitude investigativa. Para a realização do estudo, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de identificar produções já existentes que tratassem da temática proposta, procurando analisar dificuldades e avanços no ensino da álgebra. Na sequência, apoiado na análise dos documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - e nos estudos de Dario Fiorentini, Maria Ângela Miorim, Antônio Miguel, José Luiz Magalhães de Freitas e Lesley R. Booth, elaboramos uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de identificar o conhecimento que os alunos tinham a respeito da pré-álgebra. Em posse dos resultados, estruturamos uma sequência didática que propiciasse tanto o aprendizado da álgebra quanto o desenvolvimento de uma postura investigativa. A análise dos dados gerados apontou que o desenvolvimento do pensamento algébrico é fundamental para o ensino da álgebra. Além disso, práticas que despertem no aluno uma postura investigativa proporcionam condições mais adequadas para o seu aprendizado. Por último, como resultado da pesquisa, apresentamos a proposição do estudo no formato de uma oficina, a qual teve como foco o desenvolvimento profissional docente.
Palavras-Chave Desenvolvimento do Pensamento Científico. Ensino da Álgebra. Formação de Professores. Matemática. Sequência Didática.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Rita de Cássia Ambrosio
Orientador(a) Prof.ª Dra. Ana Sílvia Moço Aparício
Título DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA NA ALFABETIZAÇÃO: AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM FOCO
Resumo Há uma crença ainda muito presente no contexto da alfabetização de que, para compreender textos, é necessário que os alunos já saibam ler, no sentido de serem capazes de decifrar o código da escrita. Como alfabetizadora, percebemos que os alunos, mesmo já escrevendo alfabeticamente, só conseguiam ler decodificando a escrita. Por outro lado, ao fazermos intervenções mais centradas na leitura compreensiva, e não apenas de decodificação do escrito, inclusive com os alunos que ainda não estavam escrevendo alfabeticamente, percebemos que, de alguma forma, os alunos avançavam no desenvolvimento da escrita e da compreensão leitora. Tendo isso em vista, neste trabalho, buscamos investigar quais estratégias didáticas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora pelas crianças em processo de alfabetização. Para tal, primeiramente, buscamos conhecer as concepções de leitura e de ensino de leitura ao longo da história da alfabetização no Brasil, desde os métodos tradicionais de alfabetização, passando pelas concepções construtivista e sociointeracionista, até a perspectiva mais recente da pedagogia dos multiletramentos. Com base nessas abordagens, fizemos também uma discussão sobre avaliações em larga escala de alfabetização, como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a Provinha Brasil, apontando que estas ainda privilegiam a leitura como decifração do código, deixando em segundo plano as habilidades de compreensão leitora. Como procedimentos metodológicos, seguindo a abordagem qualitativa e o método de pesquisa intervencionista com investigação na própria prática, realizamos uma sondagem de compreensão leitora com alunos de uma turma de 1º. ano, em uma escola pública municipal, cujos resultados foram considerados para o planejamento e a realização da intervenção junto a essa turma. A intervenção consistiu no desenvolvimento de uma sequência didática com os gêneros "infográfico" "infográfico animado" e "tutorial em vídeo", com base nas contribuições de pesquisadores do chamado Grupo de Genebra e da perspectiva dos multiletramentos que defende o trabalho com leitura e produção de textos multissemióticos na escola. A análise dos dados de todo o processo – da sondagem à intervenção – evidenciou que o dispositivo sequência didática e o trabalho com gêneros de textos multissemióticos permitiram a mobilização de diferentes estratégias didáticas que contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora pelos alfabetizandos. Dentre essas estratégias, destacamos: a criação de situação problema para os alunos resolverem; constituição de situações adidáticas, em que o professor não realiza intervenções, dando tempo e espaço aos alunos para a resolução de problemas; ativação e valorização dos conhecimentos prévios dos alunos; realização de atividades em grupo, em que os alunos trocam opiniões e constroem conhecimento coletivamente; autoavaliação pelos alunos, por meio de monitoramento e acompanhamento, nas situações de produção, análise, reconstrução e revisão dos próprios textos. Como produto da pesquisa, elaboramos um caderno com propostas de situações e estratégias didáticas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora pelos alunos em processo de alfabetização.
Palavras-Chave Alfabetização. Compreensão Leitora. Gêneros Multissemióticos. Infográfico. Multiletramentos.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Rosana Donizeti Martinho Gazotto
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título ARTES VISUAIS COMO LINGUAGEM EM UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA CRECHE: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES
Resumo Esta pesquisa procurou investigar de que maneira os professores constroem suas práticas na Educação Infantil quando utilizam as Artes Visuais para o desenvolvimento de suas atividades. Para isso, se estabeleceu como objetivo conhecer os saberes e as práticas educativas que os professores mobilizam quando trabalham com as Artes Visuais e, como objetivos específicos, compreender o uso que os professores fazem das Artes Visuais no cotidiano; e identificar as práticas e saberes que os professores possuem sobre as Artes Visuais. A partir disso, elaborou-se um plano de ação abordando a linguagem das Artes Visuais para a Educação Infantil. Foram analisados documentos oficiais que orientam o fazer pedagógico dos professores com relação aos conteúdos em Artes Visuais e as atividades expostas na unidade escolar. A pesquisa seguiu como orientação metodológica o estudo de caso de natureza qualitativa. Após os procedimentos de análise, constatou-se que as práticas educativas dos professores apresentam divergências de concepções na linguagem artística das Artes Visuais, que dificultam a aprendizagem de forma libertadora e significativa para as crianças da creche. Assim, é necessário adotar novas estratégias e procedimentos para as diferentes situações em que as Artes Visuais são apresentadas nas atividades, no estudo e no planejamento. Diante dos dados examinados foi possível identificar a necessidade de incentivar os professores a otimizar o Desenvolvimento Educacional Docente, uma vez que este possibilitou a construção de um Plano de Ação como produto final desta dissertação.
Palavras-Chave Artes Visuais. Creche. Crianças. Educação Infantil. Práticas e Saberes Educativos.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Rosilene Pova
Orientador(a) Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE PESQUISA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E O TRABALHO COM JOGOS
Resumo Esta dissertação tem como tema as contribuições de trabalhos acadêmicos referentes ao uso do jogo no ensino da Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se o tema selecionado a partir das observações feitas de minha prática como docente e dos dados insatisfatórios presentes na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Para a realização do estudo, procuramos, incialmente, identificar, na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a produção científica que tivesse como descritores os termos "jogo", "ensino da Matemática" e o "Ensino Fundamental". Na sequência, a partir do material levantado, identificamos a autoria dos trabalhos, a modalidade dos estudos, os objetivos das pesquisas, a análise dos dados gerados e as conclusões. Tendo como referência o estado do conhecimento, que visa compreender as produções e as influências dos trabalhos acadêmicos, buscamos por meio dessa metodologia entender a relação entre o jogo e o ensino da Matemática. Como referencial teórico, apoiamo-nos, principalmente, nos estudos de Gilles Brougère, Ubiratan D’Ambrósio, Helena Lopes, Kátia Smole e Tizuko Kishimoto. Constatamos, com este estudo, que a relação entre jogo e educação não é uma novidade e que o trabalho com jogo, em sala de aula, depende de como ele é concebido pelo professor. Com análise dos trabalhos selecionados, concluímos que o uso pedagógico do jogo, para o ensino da Matemática, depende de como ele está inserido no planejamento escolar e de como é trabalhado pelo professor. A análise dos dados aponta a importância do jogo para aprendizagem da Matemática, a necessidade de se discutir as estratégias que são utilizadas nos jogos e uma prática pedagógica que considere o protagonismo da criança. Assim, com este estudo, concluímos que os jogos, seguidos de um planejamento que considere a experiência prévia do aluno, o tempo a ser aplicado, os objetivos a serem alcançados, contribuem para aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos.
Palavras-Chave Anos Iniciais. Ensino Aprendizagem. Formação do professor. Jogo. Matemática.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Rubens Zampar Junior
Orientador(a) Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título AS EXPECTATIVAS E DILEMAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO PAPEL DA UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Resumo Um dos grandes desafios que as universidades enfrentam é o de estabelecer um canal de comunicação mais próximo com a escola de Ensino Médio. As universidades desde os seus primórdios tiveram um papel fundamental para o crescimento científico e cultural dos povos. Além de serem espaços de convívio sistematizado, de disseminação, compartilhamento de produção e divulgação do conhecimento, ao proporem um ensino contextualizado, lidam com os anseios da sociedade, respondendo, muitas vezes, aos seus questionamentos. A universidade, entre muitas funções, promove o conhecimento, colabora na profissionalização e na possibilidade de ascensão social. São funções defendidas em muitos contextos de Ensino Superior. Entretanto, muitas vezes, as expectativas dos alunos não coincidem com o que é proposto pela universidade. Refletir sobre as expectativas e dilemas dos alunos em relação ao papel da universidade é pensar numa série de fatores que possam ser influenciadores ou decisivos no estabelecimento de uma proposta mais consistente, real e produtiva para o ensino do 3º grau. O objetivo da presente pesquisa foi investigar as expectativas e os dilemas que os alunos do Ensino Médio, de uma escola pública, têm acerca do papel da universidade. Diante da perspectiva de conhecer estas variáveis e, por sua vez, de construir uma relação mais adequada entre os dois contextos – escola e universidade –, realizamos uma investigação descritivo-analítica, de natureza quantitativa e qualitativa. Inicialmente, fizemos um estudo bibliográfico sobre o papel da universidade brasileira no contexto atual, analisamos a legislação que orienta o Ensino Médio e discorremos sobre o desenvolvimento do adolescente (referência à teoria de Lev Vygotsky). Na sequência, aplicamos questionários com alunos que frequentam o 2º ano do Ensino Médio (em cinco turmas). Para a análise dos dados, recorreremos à análise de conteúdo de Laurence Bardin como procedimento metodológico. Assim, as respostas obtidas foram categorizadas e interpretadas, sem desconsiderar as condições contextuais nas quais os sujeitos que dizem estão inseridos. Os resultados mostram ações que precisam ser executadas pelas instituições com vistas a dar apoio aos adolescentes e jovens, tanto no âmbito da conclusão dos estudos no Ensino Médio, quanto para uma transição segura para a vida adulta e para a universidade. Esclarecemos ainda que tais ações poderiam contribuir com a diminuição dos riscos da evasão dos alunos, tanto no contexto do Ensino Médio quanto no universitário. Por último, promovemos reflexões sobre o papel da universidade no contexto atual e oferecemos material de apoio (com propostas) para que as escolas de Ensino Médio e as instituições de Ensino Superior tenham uma relação mais próxima, mais produtiva e comprometida com o conhecimento. Nesse sentido, as ações propostas visam a melhoria do processo educacional, em especial, por meio da atuação do professor.
Palavras-Chave Ensino Médio. Expectativas e Dilemas. Juventude e Adolescência. Relação com o Conhecimento. Universidade.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Samila Zambetti dos Santos
Orientador(a) Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá
Título CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS DE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Resumo Esta pesquisa investigou como a Capoeira pode contribuir para uma prática de Educação Integral no ambiente escolar. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar as possibilidades pedagógicas da Capoeira como uma prática integrativa dos aspectos humanos na busca de uma formação integral do sujeito, tomando como pressuposto, a teoria da complexidade como matriz epistemológica. Para tanto, entrevistamos mestres de Capoeira do Estado de São Paulo na região do Grande ABCDM para alcançar aspectos do senso comum presentes no discurso destes. Por meio da análise de conteúdo dessas entrevistas, buscamos os elementos do universo dessa manifestação popular que contribuem para a formação do Sujeito numa visão de Educação Integral. Conseguimos extrair das entrevistas feitas com mestres de Capoeira da Região do grande ABCDM conceitos que convergem sobre aspectos que promovem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Esses conceitos encontrados, que nos trazem a preposição de que a Capoeira pode auxiliar na formação integral do Sujeito, estão na interação entre os elementos que a compõem. Os pontos encontrados constituíram nossas Unidades de Análise, que foram as seguintes: aspectos integrativos das dimensões humanas da Capoeira e formação Integral do sujeito, a roda de Capoeira e a materialização das dimensões do sujeito e, por fim, a musicalidade e a historicidade da Capoeira, na qual se identifica o caráter histórico-social e cultural da Capoeira e que nos auxilia na superação de conteúdos eurocêntricos, elitistas e esportivistas na prática da Educação Física na escola. É importante ressaltar que o papel da Capoeira na busca da formação integral do sujeito só é possível se sentida/vivida. Acreditamos que somente a leitura sobre a Capoeira não basta para trazer para a escola todas as possibilidades pedagógicas que essa manifestação brasileira pode oferecer. Assim, trouxemos esses elementos para a realidade escolar através da reflexão sobre transposição didática e a formulação de uma formação de professores de Educação Física, com o objetivo de lhes dar subsídios pedagógicos para trabalhar com a Capoeira em suas aulas.Essa formação tomou como base a técnica da teoria das Situações Didáticas, para que os elementos da capoeira pudessem ser trabalhados considerando a visão integral de formação do sujeito e que tal teoria fosse vivenciada pelos professores de forma prática. O mediador será o formador e os professores serão os alunos, onde as situações problemas propostas servirão para os professores mostrarem o que sabem e, então, aprofundarmos os conhecimentos de Capoeira a partir dos dados colhidos e expostos nesta dissertação.
Palavras-Chave Capoeira. Complexidade. Educação Física. Educação Integral. Formação Integral do Sujeito.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Tatiana Cossia
Orientador(a) Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título CONTRIBUIÇÕES DA MEDITAÇÃO EM ÂMBITO ESCOLAR
Resumo A educação é inerente à vida humana. Desde a concepção de um novo ser, os processos de ensino e aprendizagem propiciam o desvelar de conhecimentos e habilidades para melhor coexistir dentro de um universo complexo, possuidor de esferas intrínsecas e extrínsecas. Aprender nos possibilita melhor conexão de cuidado e pertencimento de mundo. Restabelecer a conexão entre o corpo físico, mental, emocional, energético e espiritual amplia a consciência humana sobre seu papel dentro de uma sociedade. A meditação é uma técnica ancestral promotora de autoconhecimento e amplifica o entendimento da responsabilidade em melhorar a si próprio para que seja possível colaborar direta e indiretamente na cocriação de um ethos saudável, em paz e em equilíbrio. O objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições das práticas meditativas no processo educacional. Para a realização do estudo, optamos por uma revisão de literatura por meio da construção do estado de conhecimento. Identificamos a inclusão da meditação na educação escolar, incluindo benefícios no desempenho de aprendizagem, melhoras cognitivas e bem-estar em geral. Foi concluída que a incorporação das práticas meditativas é uma realidade mundial e apresenta benefícios para uma educação global, abrangendo indivíduo, família, comunidade e escola. A introspecção e a atenção plena resultam em atitudes mais calmas, melhoras cognitivas, progresso na performance escolar e sentimentos de empatia, compaixão e autocompaixão. A partir do que foi analisado, propusemos um material educativo para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O livro de meditação nas escolas descreve evidências cientificas que fundamentam instruções de oficinas e meditações a serem integradas em sala de aula.
Palavras-Chave Aprendizagem. Educação Holística. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Meditação. Processo Educacional.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Vinicius Leite da Silva Carvalhaes
Orientador(a) Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Título O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TEXTUAIS MULTILETRADAS NA ÁREA DE GEOGRAFIA: (RE)FORMULANDO PRÁTICAS
Resumo A sociedade como um todo vive um momento bastante peculiar com relação à forma de comunicação e compartilhamento de conhecimento. Com o advento da tecnologia e da internet hoje nos comunicamos não só através de textos escritos, mas também imagens, gráficos, tabelas, músicas e outros gêneros linguísticos que juntos caracterizam a complexidade da comunicação humana. Tal situação fez com que a diversidade cultural dentro de um mesmo país, estado ou cidade ficasse mais evidente. É dentro deste cenário que definimos o conceito de multiletramentos. O presente trabalho, usando a temática anterior, resolveu estudar como esta diversidade de gêneros linguísticos e contextos culturais se apresentam em provas de vestibular como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do recorte temático da ciência geográfica. O problema de pesquisa se propôs a responder quais competências leitoras são necessárias para interpretação de textos multimodais/multissemióticos nas provas do ENEM na área de Geografia. O objetivo geral foi investigar as habilidades de leitura de textos multimodais e multissemióticos que podem ser desenvolvidas em alunos do Ensino Médio. Para tanto foi realizada uma pesquisa intervencionista com um grupo de alunos pertencentes ao universo profissional do professor/pesquisador. Foi aplicada uma avaliação diagnóstica que identificou quais habilidades leitoras dentro desta perspectiva os alunos já detinham para que atividades pudessem ser delineadas a fim de ampliar e melhorar este quadro. Ao término do processo observou-se que os alunos envolvidos ampliaram seu repertório leitor apresentando melhores resultados nas atividades realizadas, bem como colocaram em prática um discurso mais crítico e consciente nas discussões feitas após a realização de tais atividades. Por fim, foi descrito em um produto pedagógico sugestões para que professores repensem suas aulas a fim de desenvolver este tipo de habilidade em seus alunos, o que contribui para um melhor desempenho não só em provas de vestibular, mas também na comunicação e compartilhamento de conhecimento dentro do contexto social em que todos estamos inseridos.
Palavras-Chave Ensino de Geografia. Habilidades de Leitura de Textos Multimodais. Multiletramentos. Práticas Pedagógicas. Sequência Didática.
Ano 2019
Material Visualizar Material
Autor(a) Wagner de Oliveira Silva
Orientador(a) Prof. Dr. Elias Estevão Goulart
Título O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO MOBILE LEARNING
Resumo As instituições educacionais brasileiras vêm passando por um processo de mudanças tecnológicas muito significativas, com destaque para a defasagem na formação educacional em instituições educacionais públicas e/ou privadas. Carecem de docentes capacitados para atuarem com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas aplicações dentro do cenário ensino-aprendizagem das escolas. Com a evolução dos recursos tecnológicos nas últimas décadas, o desafio aos docentes para o uso do novo conhecimento tecnológico instiga a pesquisa de novas referências de investigação, tanto na literatura, quanto nas novas aplicações, sobretudo por meio de jogos. Analisando os novos recursos educacionais no formato de aprendizagem com jogos (gamification of learning), identifica-se seu potencial, enquanto auxílio na mediação do ensino e aprendizagem. O presente trabalho investigou sua utilização como recurso pedagógico em sala de aula. Neste estudo, apresentam-se as possibilidades de exploração de jogos como apoio pedagógico na construção de conhecimentos dentro da sala de aula.
Palavras-Chave Aprendizagem com Jogos. Educação. Gamification. Jogos Educativos. Tecnologias Digitais.
Ano 2019
Material Visualizar Material