Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação a Distância
Todos os Cursos

Graduação a Distância

Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Licenciatura

Campus do curso

Modalidade

A distância

Campus do curso

Polos

Campi Barcelona; São Paulo; e Itapetininga

O curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

O curso licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa a distância da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) caracteriza-se por estabelecer uma reflexão crítica direcionada a todas as manifestações da linguagem, e se aprofunda nos estudos da própria língua materna e nos processos de ensino e aprendizagem de línguas.

O curso forma professores que podem se dedicar ao ensino da língua portuguesa e de literaturas em língua portuguesa e da língua inglesa e literaturas em língua inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental e nos cursos de Ensino Médio. Os profissionais formados também podem desempenhar funções de assessoria técnica como editoração, produção de textos, crítica literária e demais áreas que exigem conhecimento de língua portuguesa e da língua inglesa.

O princípio norteador do currículo é a capacitação do futuro professor no exercício das práticas docentes em sala de aula, tornando-o apto a organizar e rever essas práticas, de acordo com a apropriação teórica, crítica e autônoma dos componentes curriculares elaborados a partir de concepções interacionistas em disciplinas teóricas, práticas, estágios supervisionados e de investigação científica e pesquisa.

O componente de investigação científica é incentivado com o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e atividades desenvolvidas ao longo do curso, o que contribui na compreensão e construção de pesquisas em relação a todas as áreas de estudo da língua portuguesa e da língua inglesa e de sua evolução e, consequentemente, com as futuras práticas de ensino.

Curso de Letras - USCS

A Escola de Formaçãode Professores e Inovação Pedagógica

A Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da USCS foi criada para ser referência na formação inicial e continuada de professores da educação básica, oferecendo cursos de primeira e de segunda licenciatura, cursos de extensão e outras estratégias de formação dos profissionais da educação, em sua dimensão, profissional, cultural e ética.

A Escola está alocada no campus Barcelona, e dispõe de ampla estrutura física e recursos tecnológicos necessários à realização de percursos de formação em modalidade presencial, semipresencial e a distância. Integram à dinâmica metodológica de formação dos educadores os laboratórios dos campi Conceição e Centro, além da Plataforma Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização de cursos à distância.

Trata-se de um projeto pioneiro e inovador, alinhado às novas diretrizes nacionais de formação de professores, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo paulista, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, projetos integrados e atividades de extensão, garantindo, assim, a integração entre o ensino superior e a educação básica e a articulação entre a formação de professores, os demais cursos e programas ofertados dentro e fora da instituição e a sociedade.

Curso de Gestão Financeira - USCS

Diferenciais

1

O curso tem acompanhamento semanal de um Tutor por disciplina e encontros presenciais regulares (conforme calendário). Os conteúdos são distribuídos, adequadamente, ao longo dos semestres, permitindo o correto encadeamento dos conceitos, técnicas e práticas, com as atividades de estudo associadas.

2

O Curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa requer participação e interação dos estudantes para que se realize o processo de aprendizagem ativa e autônoma com vistas a produção acadêmica individual e coletiva.

3

A USCS oferece apoio técnico e pedagógico aos alunos, além de suas bibliotecas, laboratórios e demais espaços para uso presencial, seja na Sede ou no Polo de Apoio Presencial.

4

Os alunos são incentivados a desenvolver projetos de iniciação científica e participar de eventos científicos e culturais como forma de complementar a formação acadêmica e cultural deles.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Letras está habilitado a atuar em diversos contextos (escolares e não escolares), como, por exemplo, nas seguintes áreas:

  • Anos finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Professor de Língua Portuguesa e Inglesa para brasileiros
  • Professor de Língua Portuguesa e Inglesa para estrangeiros
  • Professor de Literaturas Brasileira e Inglesa
  • Professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
  • Editoração de materiais didáticos
  • Produção de textos
  • Preparação e revisão textual
  • Crítica literária

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Perguntas frequentes

Fazendo um curso de EAD eu posso, após formado, entrar na Pós-Graduação presencial?

O diploma dos cursos ofertados na modalidade a distância tem a mesma validade dos diplomas de cursos ofertados presencialmente. Por determinação legal, no Brasil, todos os diplomas da educação a distância e presencial são iguais, sem nenhuma restrição.

Mesmo optando pelo curso EAD eu terei aulas presenciais?

O curso de Letras é ofertado na modalidade a distância (aulas 100% online). O único momento em que você necessitará sair de casa durante a realização do curso é no período de avaliações. As provas ocorrem nos polos, funcionam nos moldes similares ao presencial e são determinantes para a aprovação do aluno.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;