Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação a Distância
Todos os Cursos

Graduação a Distância

Formação Pedagógica para docente da Educação Profissional

Duração do curso

Duração

12 meses (2 semestres)

Tipo de formação do curso

Formação

Licenciatura

Campus do curso

Modalidade

A distância

Campus do curso

Polos

Campi Barcelona; São Paulo; e Itapetininga

O curso de Formação Pedagógica para docente da Educação Profissional

O objetivo do curso é habilitar bacharéis e tecnólogos para o exercício da docência em cursos de qualificação profissional e de formação profissional técnica de nível médio, que tenham aderência a sua formação acadêmica.

Com uma proposta alinhada à Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação), o curso visa preparar professores que valorizem o conhecimento científico e que saibam utilizar elementos didáticos que venham a motivar e propiciar o interesse científico nos alunos; que compreendam as possibilidades e os impasses da formação profissional no contexto contemporâneo de desenvolvimento científico e tecnológico.

Com uma sólida formação pedagógica, este professor terá domínio dos aspectos conceituais, históricos e epistemológicos da educação, tendo a seu dispor conhecimentos que lhe garantam o exercício competente da docência, que o permitirá atuar tanto na disseminação dos conhecimentos já desenvolvidos como na produção de novos saberes relacionados a sua área de atuação.

Curso de Gestão de RH - USCS
Curso de Gestão de RH - USCS

Certificação

Após a integralização da carga horária total do curso, incluindo as atividades de extensão e o estágio supervisionado, estudante receberá o diploma de Licenciado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Curso de Gestão Financeira - USCS

A Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica

A Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica da USCS foi criada para ser referência na formação inicial e continuada de professores da educação básica, oferecendo cursos de primeira e de segunda licenciatura, cursos de extensão e outras estratégias de formação dos profissionais da educação, em sua dimensão, profissional, cultural e ética.

A Escola está alocada no campus Barcelona, e dispõe de ampla estrutura física e recursos tecnológicos necessários à realização de percursos de formação em modalidade presencial, semipresencial e a distância. Integram à dinâmica metodológica de formação dos educadores os laboratórios dos campi Conceição e Centro, além da Plataforma Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para realização de cursos à distância.

Trata-se de um projeto pioneiro e inovador, alinhado às novas diretrizes nacionais de formação de professores, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo paulista, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, projetos integrados e atividades de extensão, garantindo, assim, a integração entre o ensino superior e a educação básica e a articulação entre a formação de professores, os demais cursos e programas ofertados dentro e fora da instituição e a sociedade.

Diferenciais

1

A formação do professor para a educação básica na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) não se restringe à formação teórica em sala de aula. A formação acadêmica do futuro docente integra ensino, pesquisa e intervenção sócio educacional em ambientes escolares e não escolares por meio de projetos coordenados por professores, protagonizados pelos estudantes.

2

Há mais de 50 anos prestando serviços educacionais de excelência, a USCS dispõe de experiência concreta e efetiva, com campo para o desenvolvimento das competências gerais e específicas previstas na Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação) por meio de investigação, reflexão e prática em situações reais do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, a USCS conta com espaços e recursos materiais que possibilitam a articulação entre os conhecimentos científicos e o fazer pedagógico.

3

O curso conta com docentes com formação acadêmica consistente, sendo a maioria de Mestres e Doutores, com experiência no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Os egressos do curso poderão atuar na docência em cursos e programas destinados à qualificação inicial e continuada de profissionais e em cursos de formação profissional técnica de nível médio, em ambientes virtuais de aprendizagem e em espaços de educação não formais.

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Perguntas frequentes

Fazendo um curso de EAD eu posso, após formado, entrar na Pós-Graduação presencial?

O diploma dos cursos ofertados na modalidade a distância tem a mesma validade dos diplomas de cursos ofertados presencialmente. Por determinação legal, no Brasil, todos os diplomas da educação a distância e presencial são iguais, sem nenhuma restrição.

Mesmo optando pelo curso EAD eu terei aulas presenciais?

O curso de "Pedagogia para Graduados não licenciados" é ofertado na modalidade a distância (aulas 100% online). O único momento em que você necessitará sair de casa durante a realização do curso é no período de avaliações. As provas ocorrem nos polos, funcionam nos moldes similares ao presencial e são determinantes para a aprovação do aluno.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;