Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Fonoaudiologia

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Centro

O curso de Fonoaudiologia

O Fonoaudiólogo é o profissional da saúde que avalia e realiza tratamento fonoaudiológico para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes e clientes, realiza diagnóstico fonoaudiológico e orienta pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis acerca das questões e distúrbios dos aparelhos fonético e estomatognático. O profissional da área de fonoaudiologia também atua em programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida; e exerce atividades técnico-científicas por meio da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos. O exercício profissional é regulamentado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e fiscalizado pelos Conselhos Regionais da profissão. O mercado de trabalho e os locais do exercício profissional são amplos e englobam a atuação nas áreas de saúde, educação e serviço social, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados e em horários diurnos.

Curso de Fonoaudiologia - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Fonoaudiologia, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Terapia Ocupacional, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Fonoaudiologia - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

A matriz curricular do curso é moderna, generalista, oferece a formação nas novas áreas de atuação do Fonoaudiólogo, com conteúdos atualizados, de alta relevância acadêmica e científica. Os métodos de ensino priorizam a formação integral com uso de ferramentas de metodologias ativas. Ao longo do curso os alunos podem desenvolver iniciação científica, estágio extracurricular, cursos de extensão, atividades complementares, palestras e entre outros.

2

A infraestrutura da Escola da Saúde da USCS é formada por laboratórios acadêmicos e clínicas especializadas de atendimento ao paciente, que proporcionam ao estudante vivência profissional e formação prática, a partir do primeiro semestre do curso.

4

O curso oferece a disciplina Língua Inglesa em plataforma digital como ferramenta de técnico-científico. A USCS disponibiliza também um universo de outros idiomas que podem ser estudados, gratuitamente, a escolha do aluno.

Mercado de Trabalho

Perguntas frequentes

Qual é o período mínimo para se formar em Fonoaudiologia?

De acordo com a legislação, o tempo mínimo é de 4 anos, ou seja, 8 semestres.

Programa de estágio extracurricular realizado durante a graduação pode ser reconhecido para inclusão de habilitação?

Não, apenas estágio supervisionado é reconhecido para inclusão de habilitação durante a graduação.

Qual a diferença entre estágio supervisionado/curricular e extracurricular?

O estágio supervisionado ou curricular é realizado pelo aluno durante a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou em estabelecimentos conveniados com as mesmas. Já o estágio extracurricular não é supervisionado pela IES e não constam no Histórico Escolar, podendo ser considerado apenas como atividade extracurricular.

O Fonoaudiólogo pode atuar em outro País?

Para atuar no exterior, sugerimos que procure o consulado do país de interesse para mais informações. É fato que será necessário realizar a tradução juramentada do histórico escolar e diploma. Este procedimento é realizado por Instituição de Ensino Superior do país de interesse para equivalência do curso.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;