Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Educação Física

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Licenciatura ou Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Centro

O curso de Educação Física

O curso de Educação Física da Universidade Municipal de São Caetano do Sul saiu na frente das outras Instituições de Ensino Superior, oferecendo desde 2020, a formação em Educação Física conforme a mais atualizada Diretriz Curricular Nacional para o curso (Resolução CNE/CES Nº 06, de 18 de dezembro de 2018). Nesse sentido, o ingresso no curso de Educação Física acontece através de um vestibular único, que leva o estudante à chamada "Etapa Comum" (com duração de 4 semestres), onde se tem uma formação bastante ampla e generalista da área. No início do 5º semestre, o estudante faz a opção para qual habilitação (se Bacharelado ou Licenciatura) deseja seguir na chamada "Etapa Específica", que tem também, 04 semestres de duração.

O principal objetivo nesse curso é a formação de profissionais que possam atuar nas duas habilitações possíveis (Bacharelado e Licenciatura), trabalhando com diferentes populações em diversos segmentos do mercado. Cada vez mais a atividade física vem sendo reconhecida pela sua importância na sociedade e é o Profissional/Professor de Educação Física quem faz a mediação entre o conhecimento e aplicação.

Por meio de aulas teóricas e práticas o estudante terá acesso a conhecimentos que o ajudarão a desenvolver suas competências e suas habilidades para se tornar um Profissional/Professor de Educação Física de sucesso. Sua formação ocorrerá fundamentada em conceitos científicos modernos, com um grupo de professores composto por 100% de Mestres e Doutores na área.

Curso de Educação Física - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Biomedicina - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

A USCS oferece uma infraestrutura de excelência aos seus profissionais e estudantes. Todas as salas são equipadas com ar-condicionado, cadeiras confortáveis, rede wi-fi e equipamentos multimídia. Contamos com laboratórios bem equipados (Anatomia Humana; Bioquímica e Bromatologia; Biotério; Microscopia e Microbiologia; Informática; entre outros) e Bibliotecas com grande acervo físico (só para Educação Física, são 1.530 títulos) e digital.

2

No caso da Educação Física, graças ao dinamismo do curso, essa infraestrutura encontra-se em constante aprimoramento para atender às demandas necessárias a uma formação de excelência. Atualmente contamos com: 01 ginásio poliesportivo, com capacidade para 600 lugares; 03 quadras poliesportivas; 01 sala de ginástica esportiva; 01 sala multiuso para práticas corporais diversificadas; 01 sala de avaliação física; 01 sala de musculação (Academia-Escola).

3

A Academia-Escola de Educação Física além de oferecer atendimento gratuito ao público interno (alunos e professores) e externo, é também campo de estágio para os estudantes que optarem pelo habilitação em Bacharelado.

4

Os estudantes contam com acompanhamento dos professores Orientadores de Estágio para a realização dos estágios nas áreas do Bacharelado ou da Licenciatura. Além disso, contam com o encaminhamento para locais/campos de estágio em que a USCS já tem firmado acordos para concessão de locais de estágio em Academias; junto a Secretaria de Esporte do Município; com a Secretaria de Saúde do Município (equipe no NASF/SUS); na Secretaria de Educação do Município; no Colégio Universitário USCS; em Colégios particulares; entre outros.

Mercado de Trabalho

De acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES Nº 06, de 18 de dezembro de 2018), o estudante que concluir o curso será considerado um Graduado em Educação Física. A depender da escolha feita no 5º semestre do curso (quando o estudante escolhe se fará Bacharelado ou Licenciatura), seu diploma terá o registro de Bacharel em Educação Física, Licenciado em Educação Física ou ambos.

Quem optar pela Licenciatura, estará habilitado para trabalhar em diversas funções da área escolar, pública ou privada. São alguns exemplos de campos de atuação nessa área:

  • Professor ou Professora de Educação Física nas diferentes fases do ensino básico da educação nacional
  • Coordenador ou Coordenadora de Esportes
  • Coordenador Pedagógico ou Coordenadora Pedagógica
  • Vice-diretor ou Vice-diretora de Escola
  • Diretor ou Diretora de Escola

Já quem optar pela habilitação no Bacharelado, estará habilitado para atuar em diversos outros campos da profissão. Por exemplo:

  • Professor ou Professora de Educação Física, atuando na avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas e esportivo (individuais ou coletivas) em diferentes locais e para diferentes perfis populacionais, como crianças, adolescentes e idosos, sejam eles pessoas com necessidades especiais ou não
  • Gerente, coordenador e supervisor de academias, centros esportivos e clubes
  • Organizar e atuar em programas de recreação e lazer em hotéis, clubes e cruzeiros marítimos
  • Planejar e promover políticas públicas em Educação Física, Esporte e Lazer
  • Prestar assessoria e gerenciamento esportivo

Perguntas frequentes

O Professor de Educação Física ganha bem?

O mercado de trabalho na área é bastante diversificado e oferece muitas possibilidades ao formado em Educação Física. Você poderá ser um Professor, Coordenador ou Gerente contratado de alguma grande rede de academias; abrir seu próprio estúdio de treinamento ou academia; ter uma grande carteira de clientes como Personal Trainer; prestar consultorias na área; ser Professor ou Coordenador em colégios particulares; prestar concurso e ter uma boa estabilidade financeira. Antigamente dizia-se o contrário, mas o Professor de Educação Física de agora, com empenho e dedicação, não tem impedimento para conquistar um bom salário.

Preciso ser bom em algum esporte para ser Professor de Educação Física?

Não. Ao longo do curso de Educação Física você participará de muitas experiências práticas (aulas, mostras de dança e ginástica, torneios, festivais, etc.), mas em nenhuma delas a excelência do movimento lhe será cobrada. Na faculdade de Educação Física se formam Professores, ou seja, aqueles profissionais que transformam um conhecimento complexo cientificamente, em um movimento ou história simples de se compreender.

Se existem duas habilitações e eu quero tê-las, quanto tempo levarei para ser Bacharel e Licenciado em Educação Física?

Graças às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES Nº 06, de 18 de dezembro de 2018), a formação superior em Educação Física deve acontecer com 2 anos (4 semestres) de Etapa Comum e mais 2 anos (4 semestres) de Etapas Específicas (que podem ser: Bacharelado ou Licenciatura). Por isso, o estudante que optar por uma das habilitações e desejar complementar sua formação com a outra, retornará ao 5ª semestre (onde começam as Etapas Específicas) e seguirá até o 8º semestres sendo dispensado de algumas disciplinas (pois existem disciplinas iguais, também nas Etapas Específicas).

Já tenho uma habilitação (Bacharelado ou Licenciatura) em outra Instituição de Ensino Superior. Posso complementar minha formação na USCS?

Sim, essa é uma prática bastante comum. Basta que você entre em contato com o Setor de Atendimento ao Aluno da USCS para saber os trâmites administrativos necessários. Depois disso, a Gestão do Curso realiza um procedimento chamado "análise de grade" e determina em qual semestre você será matriculado e quais disciplinas você deverá cursar até o final do curso.

Como funciona o estágio do curso?

A lei que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES Nº 06, de 18 de dezembro de 2018), estabelece que o estudante deve vivenciar atividades práticas na sua formação. Entre essas atividades existe uma carga horária específica (20% do total de horas do curso) que deve ser realizada através do estágio supervisionado. Na USCS, os professores Orientadores de Estágio, auxiliam todos os alunos no cumprimento dessa exigência, encaminhando os estudantes para locais (dentro e fora da USCS) onde se tem convênio para a realização de estágios supervisionados.

A partir de qual semestre/ano de curso o estudante de Educação Física pode obter a Cédula de Identidade Profissional do Conselho Regional de Educação Física?

O sistema CONFEF/CREF (formado pelos Conselho Federal de Educação Física e pelo Conselho Regional de Educação Física) só concede a Cédula de Identidade Profissional depois que o graduado em Educação Física cola grau na Instituição de Ensino Superior.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;