Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola de Saúde

Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado)

Duração do curso

Duração

8 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado e Licenciatura

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Centro

O curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado)

O Biólogo é o profissional da saúde que estuda os seres vivos – animais e vegetais -, desenvolve pesquisas a eles relacionadas, maneja recursos naturais e desenvolve atividades de educação ambiental. O exercício profissional do Biólogo é regulamentado pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) e fiscalizado pelos Conselhos Regionais da profissão. O mercado de trabalho é amplo e permite que o biólogo atue em hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, estações bioecológicas e áreas de proteção ambiental, herbários, biotérios, criadouros e estações de cultivo, em órgãos governamentais e não-governamentais, universidades, empresas públicas e privadas, tanto como empregados ou prestadores de serviços, mas também como consultores e peritos.

Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) - USCS

A Escola de Saúde

A Escola de Saúde da USCS tem como objetivo principal proporcionar uma visão integrada da área aos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Fonoaudiologia, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Terapia Ocupacional, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia, possibilitando os alunos vivenciem, desde cedo, modelos consistentes de práticas disciplinares e profissionais.

Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

O curso de Ciências Biológicas da USCS é formado por disciplinas de formação básica e de formação específica, que definem a identidade profissional do Biólogo, dando-lhe um perfil inovador, com atuação nas áreas biotecnológicas e demais áreas de relevância atual. O curso oferece conhecimentos voltados para natureza, meio ambiente e a relação com os seres humanos, na organização funcional das diferentes espécies, dos sistemas biológicos e da saúde.

2

O curso de Ciências Biológicas da USCS formará profissionais para atuar nas áreas relacionadas ao processo evolutivo e diversidade biológica, ao meio ambiente, à saúde e a biotecnologia, permeando por conteúdos específicos e pelo estágio curricular profissionalizante obrigatório. O exercício das atividades profissionais/técnicas são vinculadas às diferentes áreas de atuação e está condicionado à conclusão efetiva do curso.

3

Escola da Saúde da USCS tem uma infraestrutura preparada para a realização das aulas teóricas e práticas, que proporcionam ao estudante vivência profissional e formação prática, atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outras atividades profissionais nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção.

Perguntas frequentes

Em quais áreas o Biólogo esta habilitado para o exercício da profissão de acordo com o CRBio?

O Biólogo, devidamente formado, poderá atuar nas áreas Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. O exercício das atividades profissionais/técnicas vinculadas às diferentes áreas de atuação fica condicionado ao currículo efetivamente concluído, ou com curso de pós-graduação lato sensu, e/ou ou stricto sensu na área ou com a comprovação de experiência profissional.

Programa de estágio extracurricular realizado durante a graduação pode ser reconhecido para inclusão de habilitação?

Não, especificamente para o Curso de Ciências Biológicas é necessário cumprir a carga horária pertinente ao componente curricular específico de formação exigido pelo CRBio, além do estágio supervisionado profissionalizante (equivalente a 30% da carga horária total do componente curricular específico)

Qual a diferença entre estágio supervisionado/curricular e extracurricular?

O estágio supervisionado ou curricular é realizado pelo aluno durante a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou em estabelecimentos conveniados com as mesmas. Já o estágio extracurricular não é supervisionado pela IES e não constam no Histórico Escolar, podendo ser considerado apenas como atividade extracurricular.

O Biólogo pode atuar em outro País?

Para atuar no exterior, sugerimos que procure o consulado do país de interesse para mais informações. É fato que será necessário realizar a tradução juramentada do histórico escolar e diploma. Este procedimento é realizado por Instituição de Ensino Superior do país de interesse para equivalência do curso.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;