Affaires Internationales Relaciones Internacionales International Affairs Affari Internazionali международные отношения
Cursos de Graduação
Todos os Cursos

Escola Politécnica

Engenharia Química

Duração do curso

Duração

10 semestres

Tipo de formação do curso

Formação

Bacharelado

Horário do curso

Período

Matutino e Noturno

Campus do curso

Campus

Conceição

O curso de Engenharia Química

Engenharia Química é o ramo da Engenharia responsável por projetar, construir e operar plantas químicas industriais. É também conhecida como engenharia universal por ser um ramo da engenharia que combina conhecimentos de Química, Biologia, Física, Computação e matemática para projetar, construir, e operar plantas Químicas de matérias-primas em produtos através de processos químicos, biológicos ou físicos, divididos entre reatores e operações unitárias.

Embora a Engenharia Química sofreu seu desenvolvimento principal nos Estados Unidos, impelida primeiramente pelo petróleo e indústrias químicas pesadas, e depois pela indústria petroquímica, com a produção de plásticos, borracha sintética e fibras sintéticas a partir do petróleo e do gás-natural. No início do século passado, a engenharia Química adaptou para grande escala os processos físicos de separação tais como destilação, absorção e extração, que já eram feitos em laboratórios, os quais foram combinados os princípios de transferência de massa, fluidodinâmica e transferência de calor com a finalidade de projetar fábricas e usinas.

Os projetos de Engenharia Química são baseados em três leis fundamentais: conservação de massa, conservação de energia e conservação de quantidade de movimento. Seus fundamentos clássicos são principalmente a Termodinâmica e os Fenômenos de Transporte, a partir dos quais são delineados os projetos de Cinética Química e Cálculo de Reatores e de Operações Unitárias.

A tarefa complexa de dimensionamento e análise de equipamentos da Engenharia Química pode ser auxiliada pela simulação de processos. Simulação é apenas mais uma ferramenta que o engenheiro químico pode lançar mão. Porém, o domínio dos conceitos básicos é insubstituível.

O Engenheiro Químico deve ser um profissional apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e outros produtos sujeitos a tratamento químico,[4] projetar e controlar a construção, a montagem e o funcionamento de instalação e fábricas onde se realiza o preparo ou o tratamento químico, realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela qual se podem reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade, fiscalizar a montagem de instalações novas ou modificações de instalações já existentes, e inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores encarregados dos equipamentos e sistemas químicos. Algumas das características de formação profissional são a formação abrangente, porém aprofundada; sólida formação em ciências básicas (Matemática, Física e Química); profundo conhecimento em Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Fenômenos de Transporte, que permita o domínio das Operações Unitárias, do Cálculo de Reatores, da Modelagem, da Simulação e do Controle de Processos Químicos (matérias que constituem o núcleo tradicional e fundamental da engenharia Química e que fornecem a essência do conhecimento que não se torna obsoleto); familiarização com as ferramentas de computação, inclusive linguagem de programação, entre outras.

Os principais campos de atuação do Engenheiro Químico são Bioinformática, Engenharia Biomédica, Engenharia Molecular, Cerâmicas, Modelagem de processos químicos, dinâmica dos Fluidos Computacional, Engenharia Sísmica, Engenharia de Alimentos, Termodinâmica, Transferência de massa e calor, Ciência dos materiais, Biotecnologia, Mineração e Extração, Reatores Químicos, Petroquímica, Processos de Separação, Gases Industriais, Fabricação de Semicondutores, Engenharia de Segurança, Extração de Petróleo, Nanotecnologia, Controle de processos, Marketing, Operações Unitárias, Fenômenos de transporte, Engenharia ambiental, Células de combustível, Eletroquímica, Corrosão, Polímeros, Medicina, Energia Nuclear, Purificação de água, Papel e Celulose, Metalurgia, etc.

Curso de Engenharia de Computação - USCS

A Escola Politécnica

A Escola Politécnica representa uma nova concepção curricular que tem como objetivo principal permitir uma formação interdisciplinar, focada no desenvolvimento das competências do estudante. A Universidade possui infraestrutura completa para que o aluno consiga aliar teoria e prática e sair preparado para as exigências do mercado de trabalho.

Curso de Engenharia de Computação - USCS

Por que a USCS

A USCS é uma instituição de ensino Municipal com mais de 50 anos de história, com independência financeira e administrativa, o que significa que não depende do repasse de verbas do poder público, e tem como objetivo focar em uma educação de qualidade. Durante sua trajetória, já formou mais de 23 mil profissionais, que ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. Além disso, oferece uma completa e moderna infraestrutura, composta por laboratórios, bibliotecas, salas de aula com ar condicionado e equipamento multimídia, rede wi-fi e e-mail corporativo para alunos.

Diferenciais

1

O curso de Engenharia Química da USCS fornece qualificação técnica e tecnológica na área de Qualidade, com certificados aceitos, possibilitando ingresso no mercado profissional, ainda, na primeira metade do curso.

2

O curso de Engenharia Química permite atuação em diferentes setores e áreas, tais como na área estudos da viabilidade técnica e econômica da produção de novos produtos; gerenciamento do emprego de tecnologias na produção de produtos químicos; desenvolvimento de equipamentos para o processo físico-químico de transformação de matéria-prima; definição de normas e técnicas de manipulação e descarte de produtos químicos; criação e otimização de técnicas de extração de matérias-primas; pesquisa de novas aplicações para produtos existentes; desenvolvimento de novos produtos para diferentes setores da indústria; controle de poluição em usinas, controle de qualidade no produto final; vistorias, perícias e avaliações para a emissão de laudos técnicos, entre outras.

3

O curso de Engenharia Química possui modernos laboratórios, tais como, Laboratório de Metrologia; Laboratório de Física e Eletricidade; Laboratório de Química, Laboratório de Robótica; diversos Laboratório de Informática e Laboratório de Fabricação Digital (FABLAB), equipado com Impressora 3D, máquina de Corte a Laser, Máquina de Corte Digital (Router CNC), entre outros mais específicos.

4

O curso de Engenharia Química dispõe de corpo docente altamente especializado que leva experiência e vivência prática diária para as salas de aula, laboratórios e outros ambientes de aprendizagem, utilizando metodologias ativas. O curso, também, conta com elevada quantidade de mestres e doutores, titulados nas melhores instituições brasileiras.

5

O curso de Engenharia Química da USCS aborda a Industria 4.0. Para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, “o entendimento dos impactos dos cenários derivados do surgimento da Manufatura Avançada - ou Indústria 4.0 - em distintos setores industriais é crítico para os desenhos das novas estratégias de políticas industriais, de desenvolvimento de cadeias de valor, de processos de formação de recursos humanos, entre outros”.

6

O curso de Engenharia Química oferece oportunidade de Iniciação científica, atividades extensionistas, acesso à programas de capacitação e formação disponibilizados por empresas parceiras que enriquecem a formação profissional e cidadã do estudante, além de abreviarem a colocação do estudante no mercado de trabalho.

7

A USCS disponibiliza de forma totalmente gratuita, a Plataforma de Idiomas (Altissia) onde o estudante poderá se desenvolver no domínio diversos idioma, especialmente, a Língua Inglesa, um grande diferencial de empregabilidade.

8

Ao longo do curso de Engenharia Química da USCS, o aluno terá acesso a eventos, congressos, palestras, workshops, visitas às empresas, centros de inovação, que enriquecerão sua aprendizagem e ampliarão sua rede de relacionamentos profissionais. Além disso, a USCS, através de parcerias, mantém um Hub de Inovação, em seu campus Conceição, o mesmo onde ocorrem os cursos da Engenharia.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para Engenheiros Químicos está em alta e em constante crescimento. Um Engenheiro Químico encontra ofertas de emprego principalmente nas indústrias petroquímica, de polímeros, tintas e vernizes. Além destas, outras indústrias contratam profissionais da área de Engenharia Química, como por exemplo, Papel e Celulose, Materiais de Construção, Cosméticos e Perfumes, Produtos de Limpeza e Higiene, Cerâmica, Cimento e Vidro, Têxtil, Alimentícia, de Bebidas e Farmacêutica.

Perguntas frequentes

O curso tem estágio obrigatório?

Sim, o curso prevê a disciplina estágio supervisionado. A USCS tem uma Central de Relacionamento com Empresas que ajuda os estudantes a conseguir estágio. Os alunos que estão efetivamente trabalhando precisam apensar elaborar relatório.

Informações

Ainda com dúvidas?

Preencha o formulário abaixo e indique a preferência de contato para tirar suas dúvidas.

;