O Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público (PPGTIC) resulta da experiência e resultados obtidos em dezesseis anos de funcionamento do stricto sensu em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e sua implantação se fundamenta na natureza da própria USCS que, como autarquia municipal, está vocacionada à formação profissional e produção de conhecimento.
Nesse sentido, seu objetivo geral é qualificar profissionais para que possam exercer atividades de gestão ou de desenvolvimento de produtos comunicacionais e informacionais inovadores com o intuito de promover ações de intervenção em organizações públicas, dos setores produtivos e do terceiro setor, assim como qualificar para docência e pesquisa.
Ao envolver ações práticas e teorias advindas de diferentes áreas de conhecimento, são objetivos específicos do programa:
1. Desenvolver competências para gerir formas originais para coleta, tratamento, organização, análise de dados e processos de comunicação e informação por meio da tecnologia, importantes para uma sociedade, região, grupo social ou organização.
2. Oferecer subsídios para o uso inovador das tecnologias e sistemas da comunicação, sejam eles em mídias tradicionais ou novas mídias, para a divulgação, de forma ética, da informação, do conhecimento e de dados úteis para a sociedade ou para organizações, visando o fomento da participação, o esclarecimento e o engajamento em ações de interesse social e de mercado.
3. Capacitar professores para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no campo da tecnologia da comunicação e da informação.
4. Atender, por meio da tecnologia na comunicação e na informação, as demandas do mercado e sociais nos âmbitos da educação, cultura, saúde, segurança pública, meio ambiente e outras áreas prioritárias.
5. Elaborar projetos de comunicação e informação inovadores para a intervenção social, viáveis de serem implantados seja no âmbito da governança, da relação público-privado ou das organizações de cunho social.
O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, que busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. A titulação do mestrado profissional possui o mesmo nível e valor do mestrado acadêmico stricto sensu tradicional, e o aluno titulado no curso está habilitado a seguir na carreira acadêmica em qualquer programa de Doutorado Stricto Sensu ou ser um profissional mestre com formação não exclusivamente acadêmica.
A área de concentração contempla investigações sobre tecnologias da informação e inovação na comunicação que envolvam a coleta, tratamento, organização, análise de dados e processos de comunicação visando a criação de produtos técnicos e tecnológicos comunicacionais e informacionais inovadores. As pesquisas científicas e tecnológicas deste programa consideram os aspectos relacionados ao desenvolvimento da produção de informação, as inovações na comunicação e nos sistemas de informação e as implicações sociais e econômicas do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos setores público e privado. A inovação pode ser pensada de modo incremental ou radical e a tecnologia pode ser aplicada de modo transversal aos produtos e propostas de intervenção ou aplicação oriundos das pesquisas sobre informação e comunicação.
Esta linha de pesquisa direciona o desenvolvimento e o emprego de métodos, técnicas e uso de ferramentas de tecnologias e sistemas de informação e de comunicação para apoiar na coleta, recuperação, armazenamento e processamento de grandes volumes de dados visando a obtenção de informações relevantes e de qualidade para a sociedade contemporânea. Além disso, também compreende as práticas voltadas à gestão das informações que serão insumo ao processo de tomada de decisão, desenvolvimento e aperfeiçoamento de inovações e geração de produtos tecnológicos. As investigações alvo desta linha de pesquisa envolvem as implicações sociais, econômicas, éticas e jurídicas por meio do uso das tecnologias e sistemas de informação em diversos contextos possíveis de aplicação nos setores público e privado.
A Linha 1 contempla os seguintes eixos temáticos: Sistemas de Informação, Big Data e Data Analytics, Data Mining, Business Intelligence, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Segurança da Informação, Inovações e Produtos Digitais, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Cultura Data-Driven, Internet das Coisas, Blockchain, Disrupções Tecnológicas, Smart Production e Smart Cities.
Esta linha de pesquisa engloba investigações sobre a comunicação em suas relações com a inovação e/ou tecnologia presentes em organizações públicas ou privadas. As pesquisas desta linha objetivam investigar, por meio de prospecção, análise, discussão e interpretação, os aspectos de inovação dos processos e produtos de comunicação e informação que tenham como beneficiário a sociedade e o mercado. As pesquisas conduzem às formas inovadoras de intervenções e de aplicações em diversos contextos por meio de produtos técnicos e tecnológicos, considerando as mudanças das relações sociais na sociedade da informação, as evoluções tecnológicas nos desenvolvimento de games, as transformações na cultura midiática e nas plataformas digitais e as inovações no marketing digital.
A Linha 2 contempla os seguintes eixos temáticos: Inovações na Comunicação, Comunicação e novas tecnologias, Comunicação de interesse público, Cultura midiática, Plataformas digitais, Marketing digital, Desenvolvimento de Games, Comunicação digital e áreas prioritárias.
O Programa tem como objetivo qualificar profissionais para que possam exercer atividades de gestão da informação ou de criação de produtos técnicos -tecnológicos comunicacionais e informacionais inovadores com o intuito de promover ações de intervenção em organizações públicas, dos setores produtivos e do terceiro setor, assim como qualificar para docência e pesquisa. O curso é direcionado a: egressos das áreas tecnológicas, de comunicação, de informação e áreas afins; profissionais de empresas tecnológicas e/ou de comunicação que desejam prestar serviço ao setor público e/ou terceiro setor; profissionais de empresas privadas que atuam na área de comunicação ou em áreas relacionadas com a tecnologia; agentes públicos, de diversas áreas, que trabalham com tecnologia, comunicação e informação; professores do ensino superior das áreas de tecnologia, comunicação ou áreas afins; professores do ensino fundamental e médio; egressos da área comunicação e áreas afins que desejam ingressar na carreira docente.
O egresso do Mestrado em Inovação na Comunicação de Interesse Público deve estar capacitado para elaborar, executar e difundir processos e produtos inovadores e/ou tecnológicos, relacionados a diversos setores da sociedade, em empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais. Deve ainda, estar preparado para a administração da informação e/ou da comunicação nos setores público e privado. Por fim, deve estar preparado para refletir de maneira crítica sobre a gestão e difusão da informação e da comunicação, assim como sobre seu impacto na sociedade e no mercado.
Profª. Drª. Regina Rossetti
Pós-doutorado e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Bacharel em Filosofia pela PUC/SP. Advogada e Bacharel em Direito pela USCS. Especialista em Direito Digital e mestranda na Faculdade de Direito da USP desenvolvendo pesquisa sobre Direito, Ética e Inteligência Artificial.
Linha de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Inovação
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Ética e Direito na Comunicação Digital
Interesses em pesquisa:
Contato: regina.rossetti@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Me. Dr. Jarbas Thaunahy Santos de Almeida
Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP e Mestre em Engenharia da Informação pela UFABC. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela UFRJ com aperfeiçoamento em Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológico pelo IFES.
Linha de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Inovação
Interesses em pesquisa:
Contato: jarbas.almeida@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Dr. João Batista Freitas Cardoso
Publicitário com Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio Pós Doutoral na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Linha de Pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Inovação
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: O Signo Visual nas Mídias
Interesses em pesquisa:
Fone: 4239-3371
Contato: joao.cardoso@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Dr. Liráucio Girardi Júnior
Sociólogo com doutorado em Sociologia pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Linha de Pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Inovação
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Cultura Digital e Ambientes Plataformizados.
Interesses em pesquisa:
Contato: liraucio.girardi@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProfª Me. Drª Magda Aparecida Silvério Miyashiro
Pós-doutorado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Mestre em Computação Aplicada também pelo INPE. Especialista em Análise de Sistemas pela UNIP – Universidade Paulista. Desenvolvendo pesquisa sobre Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software e Qualidade de Software.
Linha de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Inovação
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq:
Interesses em pesquisa:
Contato: magda.miyashiro@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProfª Me. Drª Missila Loures Cardozo
Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UMESP. Especialista em Propaganda Digital pela UMESP. Mestre em Comunicação Social na área de Processos Comunicacionais pela UMESP. Doutora em Tecnologias e Inteligências do Design Digital pela PUC-SP.
Linha de Pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Inovação
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq:
Interesses em pesquisa:
Contato: missila.cardozo@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProfª. Drª. Regina Rossetti
Pós-doutorado e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Bacharel em Filosofia pela PUC/SP. Advogada e Bacharel em Direito pela USCS. Especialista em Direito Digital e mestranda na Faculdade de Direito da USP desenvolvendo pesquisa sobre Direito, Ética e Inteligência Artificial.
Linha de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Inovação
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Ética e Direito na Comunicação Digital
Interesses em pesquisa:
Contato: regina.rossetti@online.uscs.edu.br
Currículo LattesProf. Dr. Renato Telles
Professor Doutor em Administração (FEA/USP), com foco em pesquisas de organizações em rede, políticas públicas, marketing de interesse público, operação e gestão de redes sociais e supply networks, com publicação nacional e internacional.
Disciplinas: Redes, inovação e tecnologia; Marketing, redes e inovação.
Linha de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Inovação
Áreas de interesse para orientação: Formação empreendedora com foco em inovação, impacto da pesquisa na sociedade, políticas de ciência, tecnologia e inovação.
Contato: renato.telles@online.uscs.edu.br
Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Administrador e consultor de Empresas com Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Comunicação e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Ex-reitor da USCS. Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Emprego de São Caetano do Sul (gestão 2017-2020). Ex-presidente do IBGE e da FEPASA.
Linha de Pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Inovação
Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq: Aplicações não convencionais de Marketing
Interesses em pesquisa:
Contato: silvio.minciotti@online.uscs.edu.br
Currículo LattesO Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da USCS, é pago em 24 mensalidades.
Egressos da USCS, em razão de sua fidelidade à Universidade, contam com o desconto nas mensalidades conforme abaixo:
* Descontos não incidem sobre os valores da matrícula e das rematrículas.
Disciplina | Curso | Créditos | Horas | Obrigatória |
Comunicação, Informação e Inovação | MP | 20 | 60 | SIM |
Metodologia de Pesquisa | MP | 20 | 60 | SIM |
Linha 1 | ||||
Sistemas de Informação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Governo digital e a sociedade da informação e do conhecimento | MP | 20 | 60 | NÃO |
Inteligência Artificial e suas implicações éticas e jurídicas | MP | 20 | 60 | NÃO |
Marketing, Redes e Inovação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Gestão de Processos de Informação e de Comunicação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Linha 2 | ||||
Marketing para Atividades de Interesse Público | MP | 20 | 60 | NÃO |
Cultura Digital, Plataformas e Práticas Comunicacionais | MP | 20 | 60 | NÃO |
Storytelling, Produção de Conteúdo e Gamificação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Mídias Inteligentes, Informação e Cultura Digital | MP | 20 | 60 | NÃO |
Humanidades Digitais e a Comunicação de Interesse Público | MP | 20 | 60 | NÃO |
Semiótica Aplicada e Produção de Comunicação | MP | 20 | 60 | NÃO |
Escrita Científica e Elaboração de Artigos | MP | 20 | 60 | NÃO |
Pesquisadores do PPGTIC desenvolvem pesquisas colaborativas com as seguintes instituições internacionais:
Dentre os convênios já firmados pela USCS, destacamos aqueles que contribuem diretamente para o desenvolvimento das pesquisas no PPGTIC.