Doutorado Profissional em Educação

Conferir

O Programa



O Programa de Pós-Graduação em Educação “Docência e Gestão Educacional” (PPGE) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul visa formar e qualificar profissionais com capacidade de diagnosticar problemas e propor ações alternativas no campo das práticas de ensino e aprendizagem e da gestão pedagógica e administrativa de instituições escolares da Educação Básica e Ensino Superior, articuladas ao conhecimento científico e com compromisso ético e político com a qualidade social da educação. Para tal, prevê:


I - Oferta de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional e Doutorado Profissional);
II - Desenvolvimento e manutenção de projetos de pesquisa;
III - Desenvolvimento da produção intelectual;
IV - Promoção de seminários e debates acadêmicos sobre as temáticas relacionadas ao campo de atuação do Programa;
V - Desenvolvimento de atividades de extensão.


DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO


O DOUTORADO PROFISSIONAL EM DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL foi aprovado com nota 4, pelo Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), de acordo com a PORTARIA Nº 2.149, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2023, publicada no Diário Oficial da União em 27 de dezembro de 2023.

O Curso de Doutorado Profissional em Educação da USCS tem como missão formar quadros profissionais de excelência, com espírito crítico, inovador e eticamente comprometidos com o campo educação, com vistas ao exercício da docência na educação básica e superior na perspectiva de contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, inclusiva e com justiça social.

As atividades do Doutorado Profissional coadunam-se com os seguintes valores e compromissos:


• Formação humanista e integral do ser humano, em suas dimensões ética, política, cultural e técnica;
• Pluralidade de ideias e liberdade para ensinar e aprender;
• Respeito aos direitos humanos, às diferenças e à promoção da cidadania com justiça social;
• Respeito às instituições públicas e privadas e aos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e eficiência no exercício profissional de natureza pública;
• Consistência teórica e rigorosidade metodológica na produção de conhecimentos científicos e produtos técnico-tecnológicos;
• Engajamento com a pesquisa aplicada e inovadora no campo da educação com vistas ao desenvolvimento humano, político, econômico e ambiental sustentáveis.

Fechar

Área de concentração e linhas de pesquisa



A área de concentração do Doutorado Profissional em Educação "Formação de Professores e Gestores" objetiva desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão/inovação que ampliem a qualificação dos profissionais que atuam na área, em contextos de Educação Básica e Educação Superior. Considerando a complexidade dos problemas educacionais e as transformações culturais e tecnológicas da sociedade contemporânea, visa capacitar e instrumentalizar professores e gestores educacionais a enfrentar os desafios da prática profissional, tanto no que diz respeito à dimensão pedagógica e didática dos processos de ensino e aprendizagem, quanto no que concerne aos aspectos políticos, técnicos, administrativos e estratégicos inerentes aos processos de gestão e avaliação de instituições educacionais, dos sistemas públicos e privados de ensino e/ou de organizações do terceiro setor. Para tanto, propõe desenvolver pesquisas aplicadas que integrem os conhecimentos teórico-metodológicos às competências humanas e técnicas/tecnológias requeridas dos profissionais de educação na perspectiva de oferecer respostas inovadoras às necessidades da comunidade local e regional, em consonância com o desenvolvimento científico e tecnológico produzido nacional e internacionalmente no campo das Ciências da Educação. Nesse sentido, o Doutorado Profissional busca a formação de profissionais com perfil caracterizado pela autonomia, pela capacidade de geração de conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação, bem como pela capacidade gerar transferência de tecnologias a partir dos produtos técnicos/tecnológicos desenvolvidos como resultado de seu processo de formação.

O curso destina-se a professores, coordenadores, gestores, supervisores e profissionais de outras esferas do sistema educacional ou de áreas afins que intencionam aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos,com foco no desenvolvimento de soluções que atendam às demandas educacionais da sociedade contemporânea.

O Curso abriga duas linhas de pesquisa, conforme apresentação a seguir.

LINHA 1: Formação docente e profissionalidade
Esta linha concentra estudos avançados, pesquisas aplicadas e projetos de intervenção relacionados às práticas educativas em contextos de Educação Básica e Educação Superior. Tem como objeto e problematiza processos de desenvolvimento profissional docente e busca soluções inéditas e inovadoras associados aos fundamentos teóricos e metodológicos das práticas pedagógicas, à produção de saberes inovadores nas diferentes áreas do currículo, da didática e da avaliação na perspectiva de uma educação inclusiva. Aborda temas como: teorias, fundamentos e práticas pedagógicas na educação infantil, no ensino fundamental e médio e do Ensino Superior; diversidade cultural na perspectiva de uma educação inclusiva; múltiplas linguagens e (multi)letramentos; novas tecnologias digitais de comunicação e interação voltadas à educação; estratégias metodológicas e recursos didáticos para o ensino em diferentes etapas e áreas do conhecimento escolar; formação e profissionalidade docente; entre outros. O foco da Linha 1 está voltado ao desenvolvimento profissional docente e inovação de metodologias de ensino e de práticas pedagógicas que contribuam com a melhoria da qualidade do trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos em sala de aula.

LINHA 2: Política e gestão da educação
Esta linha concentra estudos avançados, pesquisas aplicadas e projetos de intervenção relacionados às políticas educacionais e seus desdobramentos nos processos de gestão de sistemas públicos e privados de Educação Básica e das modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Profissional e Tecnológica, bem como da Educação Superior. Tem como objeto e problematiza ebusca soluções inéditas e inovadoras aprocessos envolvidos na elaboração, implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas de Educação Básica e Superior. Aborda e aprofunda as seguintes temáticas: políticas públicas educacionais; políticas curriculares e de formação docente; planejamento estratégico; processos de gestão (administrativa, financeira e pedagógica); políticas de avaliação e autoavaliação institucional; eficácia escolar; gestão democrática e qualidade social da educação. O foco da Linha 2, portanto, está voltado às políticas e práticas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, do atendimento escolar e do desenvolvimento profissional dos gestores que atuam em diferentes instâncias e esferas de administração (direção escolar e universitária, coordenação pedagógica e coordenação de curso, orientação educacional, supervisão de ensino, administração de sistemas públicos de educação).

Fechar

Coordenação




Ana Sílvia Moço Aparício

Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício



Corpo Docente



Ana Sílvia Moço Aparício

Adriana Barroso de Azevedo

Docente no ensino superior há 27 anos, pedagoga com mestrado em Educação Pública na UFMT (1997) e Doutorado em Comunicação Social na UMESP.(2002) Pós doutora em Educação pela UFRN (2015). É docente em programas de pós-graduação stricto sensu em Educação desde 2011, Já atuou em diversos cargos de gestão acadêmica em instituições de ensino superior e educação básica.

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Educação e tecnologia, Educação a distância, tecnologias assistivas e temas relacionados à formação de educadores a serem estudados a partir dos pressupostos epistemológicos e metodológicos da Pesquisa Narrativa.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Narrativas sobre Tecnologias e Educação - GENTE.

Contato: adriana.azevedo@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Ana Sílvia Moço Aparício

Ana Sílvia Moço Aparício

Licenciada em Letras, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. É professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Didática da língua materna, formação de professores para o ensino da língua portuguesa e literatura, alfabetização e letramento, letramento literário, multiletramentos, ensino de gêneros textuais, iniciação à docência, professores iniciantes.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Formação de profissionais da Educação e práticas educativas.

Contato: ana.aparicio@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Carlos Alexandre Felício Brito

Carlos Alexandre Felício Brito

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professor Doutor da Universidade Paulista e Professor-IC da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Exerce a função na USCS na graduação no Núcelo Comum (Metodologia da Pesquisa) e na áre da Educação Física (Disciplinas Específicas). Atua nos Strictu Sensu da USCS em dois programas: i) Mestrado Profissional em Educação; ii) Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde. Atualmente, compõe o grupo de avaliadores do MEC-INEP.

Linha de Pesquisa: Formação Docente e Profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Áreas de Interesse para Orientação. Aprendizagem Ativa. Auto eficácia. Educação. Formação Profissional. Metodologias Ativas. Produção de Conhecimento. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's).

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Metodologias Ativas para Formação Docente e Ensino (GEPMAFE).

Contato: carlos.brito@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Elizabete Cristina Costa Renders

Elizabete Cristina Costa Renders

Graduada em Pedagogia, Doutora e Pós-doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com tese desenvolvida sobre a educação inclusiva. É professora do curso de Pedagogia e do mestrado profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Acessibilidade escolar, educação inclusiva, formação de professores para o atendimento educacional especializado na escola regular, direitos humanos e epistemologias emergentes.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: ACESSI - Acessibilidade escolar e inclusão social.

Contato: elizabete.renders@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Ivo Ribeiro de Sá

Ivo Ribeiro de Sá

Graduado em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul no curso de Educação Física e de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação.

Linha de Pesquisa: Formação docente e Profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Formação de professores com ênfase em Didática, Metodologia e Prática de Ensino, educação física, educação física escolar, educação infantil.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Estudos Pedagógicos e Culturais da Educação Física

Contato: ivo.sa@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Leandro Campi Prearo

Leandro Campi Prearo

Graduado em Matemática com Ênfase em Informática, com Mestrado e Doutorado em Administração - Métodos Quantitativos pela Universidade de São Paulo (USP). É Pró-reitor de Graduação e Diretor do Instituto de pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e professor do mestrado e doutorado em Administração e do Mestrado Profissional em Educação da USCS.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Métodos Quantitativos; Desenvolvimento Regional; Indicadores da efetividade da Gestão Pública; Indicadores Educacionais (larga escala); Gestão educacional.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Instrumentos para análise e avaliação de projetos e políticas públicas.

Contato: leandro.prearo@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Marco Wandercil

Marco Wandercil da Silva

Graduado em Ciências Sociais (2001), Especialista em Educação e Formação de Recursos Humanos (2003), Mestre (2005) e Doutor em Educação (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estágio Pós-doutoral em Educação em andamento (2022) pela Universidad de Tarapacá no Chile. É professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Políticas de avaliação, gestão da educação, eficácia escolar, vulnerabilidade e desigualdade social, desempenho nas avaliações em larga escala, boas práticas escolares.

Grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação e Gestão Educacional – GEPAGE

Contato: marco.silva1@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Maria de Fátima Ramos de Andrade

Maria de Fátima Ramos de Andrade

Graduada em Pedagogia, com Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas.

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Desenvolvimento profissional da docência, Educação infantil, Didática, Formação de professores, Linguagem audiovisual, cinema de animação (textos multimodais).

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Formação de profissionais da educação e práticas educativas

Contato: maria.andrade@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Maria do Carmo Romeiro

Maria do Carmo Romeiro

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1978), com mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). É Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, professora do mestrado e doutorado em Administração e mestrado profissional em Educação da USCS.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Desenvolvimento de procedimentos metodológicos de pesquisa aplicada e elaboração de diagnósticos setorial e de desenvolvimento local/regional, metodologias de avaliação de desempenho, instrumentos para análise e avaliação de projetos e políticas públicas, participação dos pais na educação escolar.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Instrumentos para análise e avaliação de projetos e políticas públicas.

Contato: maria.romeiro@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Marta Regina Paulo da Silva

Marta Regina Paulo da Silva

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Psicologia. Especialização em Psicologia Escolar/Educacional e em Formação de Educadores/as. Docente e pesquisadora dos cursos de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Educação infantil, infâncias, brincar, formação docente e relações de gênero, etnicorraciais e multiculturalismo.

Líder do grupo de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação

Contato: marta.silva@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Nonato Assis de Miranda

Nonato Assis de Miranda

Doutor em educação (educação, ciências e tecnologias) pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Educação (multidisciplinar em educação, administração e comunicação) pela Universidade São Marcos; Mestre em Administração de Empresas (Gestão Estratégica) pelo Centro Universitário Álvares Penteado; licenciado em licenciado em Pedagogia e Letras. É professor do Mestrado Profissional em Educação, professor de Políticas Públicas de Educação e Gestor do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Políticas e Sistemas de Avaliação da Educação Básica, Gestão da Educação Básica; Planejamento e Desenvolvimento Curricular para a Educação Básica; Políticas de Formação de Gestores Escolares.

Líder do grupo de pesquisa do CNPq: Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores

Contato: nonato.miranda@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Paulo Sergio Garcia

Paulo Sergio Garcia

Pedagogo, Mestre e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui Pós-Doutorado com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. É professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul no Curso de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação. É coordenador do Observatório de Educação da Região do Grande ABC Paulista e membro do International Congress for School Effectiveness and Improvement (ICSEI).

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Avaliação em larga-escala, estudos sobre o cotidiano escolar, estudos comparativos, políticas educacionais.

Líder do grupo de pesquisa CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação e Gestão Educacional – GEPAGE

Contato: paulo.garcia@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Paulo Sergio Garcia

Priscila Ferreira Perazzo

Historiadora. Doutorou-se em História Social pela Universidade de São Paulo em 2002. É professora do Curso de Comunicação Social da USCS e dos Mestrados Profissionais em Educação e Comunicação. Pesquisadora do campo de Memória, Comunicação e Educação, com interfaces na História, nos Estudos Culturais, na História Oral e no Audiovisual. Membro fundadora e participante da Rememora Rede Brasileira de Pesquisadores de Memória e Comunicação, desde 2018. Atuou junto às universidades mexicanas Universidad de Colima e Universidad Autónoma de Baja California, como docente visitante em disciplinas de pós-graduação, organização de eventos e projetos de pesquisa internacionais, resultando em várias publicações, entre elas emoria Colectiva Transnacional. Análisis cultural y migración (coautoria com Karla Covarrubias e Ana Uribe. São Caetano do Sul/Colima: Puertabierta/UdeC/USCS/AMHO, 2021). Pesquisadora associada do LEER - Laboratório de Estudos de Etnicidade da USP. Consultora de produções audiovisuais

Linha de Pesquisa: Formação docente e profissionalidade

Áreas de interesse para orientação: Formação de professores para o ensino de história, geografia, estudos sociais. Educação para o patrimônio cultural. Metodologias qualitativas e narrativas (histórias de vida, história oral, relatos (auto)biográficos). História da educação brasileira. Educação para a inclusão social (relações de gênero, etnicorraciais, multiculturalismo e movimentos migratórios)

Líder do grupo de pesquisa CNPq: Memórias do ABC: Comunicação e Educação, Memória e Cultura

Contato: priscila.perazzo@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Sanny Silva da Rosa

Sanny Silva da Rosa

Graduada em Pedagogia; Mestre e Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Pós-doutoramento – Instituto de Educação da Universidade de Londres (UK). Professora e pesquisadora na linha de pesquisa de “Gestão Educacional” do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Linha de Pesquisa: Política e Gestão da Educação

Áreas de interesse para orientação: Políticas Públicas Educacionais; Políticas Curriculares; Gestão Educacional e Escolar; Gestão Democrática; Qualidade Social da Educação.

Líder do Grupo de pesquisa do CNPq: Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica

Contato: sanny.rosa@online.uscs.edu.br

Currículo Lattes
Fechar
Fechar
Fechar